quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Isto vai revolucionar a educação… por Derek Alexander Muller




O vídeo acima This Will Revolutionize Education (Isto vai revolucionar a educação…) de Derek Alexander Muller, professor de física, descobri via Twitter de Jorge Borges, editor do blog TIC, Educação e Web .
Conforme apresentação do vídeo do prof. Derek Muller: "Muitas tecnologias já prometia revolucionar a educação, mas até agora ninguém tem conseguido. Com isso em mente, o que poderia revolucionar a educação?".
Para ele, cinema, televisão, livro didático, computador e as mais recentes tecnologias, todas já foram consideradas possibilidades de revolução, quando na verdade são apenas uma parte da evolução da ciência na educação, mas não necessariamente uma revolução. O que concordo, pois sua argumentação é fruto de observação e experimentação.
Como o Educa Tube sempre ressalta: Nem sempre o novo significa de fato inovação, e sim, mais a novidade e sua adaptação de uma metodologia de um meio pelo outro e nem sempre uma nova forma de educar diante de um meio novo. Tanto que o celular, o tablet e outros recursos que trazem em si os conceitos de portabilidade e mobilidade são utilizados muitas vezes nas escolas de forma fixa, com o se fossem desktops, computadores pessoais fixados à mesas de trabalho, numa sala tradicional.
De acordo com Derek: "Você pode imaginar, por exemplo, que o cinema deve ter parecido uma tecnologia revolucionária de aprendizagem. Depois de tudo o que fizeram revolucionando o entretenimento, não conseguiam fazer incursões significativas em sala de aula. TV e vídeo parecem ser uma mais barata, mas eles também não conseguiram fazer jus às expectativas. Agora, há um excesso de informações e vídeos na internet de modo que devemos esperar que revolucionar a educação?".
Na opinião de D. A. Muller: "A aprendizagem é inerentemente uma atividade social, motivada e incentivada por interações com os outros".
Influenciado pelo construtivismo, pode-se ler nas entrelinhas de sua fala aquele sentimento de Paulo Freire de que "Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo" e neste mundo cada vez mais informatizado, os multimeios podem ser sim, um grande aliado, além do tempo-espaço tradicionais, possibilitando novas formas de interação.

Observação: Ativem as legendas CC (closed caption) na barra inferior da janela do vídeo, ao lado do ícone do relógio.

Um comentário: