quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Da tecnologia à magia, novo espetáculo do Cirque du Soleil une coreografia e drones




O incrível vídeo acima SPARKED: A Live Interaction Between Humans and Quadcopters (Despertou: a interação entre humanos e máquinas, tradução live do blog), descobri no portal CanalTech, em que o mesmo divulgava a junção de arte e tecnologia do famoso Cirque du Soleil (ou Circo do Sol, é companhia circense canadense, criada em 1984), que usa dez (10) drones controlados por controle remoto em novo curta-metragem inovador que surpreende pela fabulosa sintonia e sincronia de movimentos entre um humano e máquinas.
Mais incrível ainda é saber que Sparked não utilizou nenhum tipo de técnica de animação ou computação gráfica. É tudo comando eletrônico em tempo real em uma coreografia maravilhosa, espelhando-se nos movimentos do homem.
Para quem gosta de ver o truque por trás da magia, eis que o próprio Cirque du Soleil preparou um vídeo making off (em inglês), para demonstrar o processo de produção do referido, intitulado SPARKED: Behind the Technology, conforme abaixo:



Pensando na questão do drone e suas diversas possibilidades, algumas artísticas, como o do Circe du Soleil, outras ambientais e históricas como já mostradas neste blog, vejam links ao final desta postagem, há também futuras possibilidades educacionais, imagino, da utilização de drones para mapear áreas em torno da escola, de acompanhar saídas de campo de professores e alunos, atingindo locais de difícil aceso, registrando tudo isso em vídeo, promovendo diversas experiências e expedições coletivas unindo informação e conhecimento.
Além disso, há a possibilidade de uso científico que pode unir as demais utilizações como é o caso do Projeto Drone Científico com Tecnologia Nacional, que conheci através de contato via Twitter de eletronPi, e que se trata também de campanha de financiamento coletivo promovida via internet, no portal Kickante.
O objetivo do projeto é conseguir angariar a quantia de R$ 48 mil reais para sua efetivação, considerando ainda que "Todos os Drones de Monitoramento construídos neste projeto serão doados para instituições que possam usá-los de forma efetiva. Menos o primeiro que ficará com a gente para continuar a pesquisa".
Para saber mais dessa iniciativa veja o vídeo a seguir que trata-se de projeto de Drone para Monitoramento Ambiental:



Abaixo, links para postagens no Educa Tube Brasil sobe uso de drones em diversas áreas:

Imagens espetaculares de golfinhos e baleias, capturadas por drones no meio do oceano (educação, tecnologia e meio ambiente)

Cartões-postais de Pripyat, Chernobyl (educação, meio ambiente, música e fotografia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário