quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Entre a dança das cadeiras e o efeito dominó, o real papel da rede social educacional



O vídeo acima, que lembra uma verdadeira rede social, descobri via Facebook da amiga Edilene Pouillies, educadora de São Paulo, SP, Brasil, a partir de compartilhamento inicial do Dr. Fábio Augusto.
Um ótimo material para uma breve reflexão, justamente sobre o verdadeiro espírito de uma rede social na educação, que é servir de apoio inicial, seja via TIC, mídias ou simples cadeiras. O usuário é o bem principal, e o maquinário, o acessório nesse efeito, que se não tiver liga, empatia, torna-se mero dominó de peças derrubando umas às outras.
Como educadores, temos que manter esse equilíbrio de ações para que o ato de educar não seja nem dança das cadeiras nem efeito dominó... E esse vídeo ilustra o papel das TIC na educação, como um apoio inicial (jamais uma bengala virtual). E por tecnologias sabemos que pode ser mais que internet, datashow, informática, mas lápis, cadeira, giz, saídas de campo, livros e tudo mais.
Como uma roda, sem chimarrão, cada jovem sustenta o corpo de seu colega à frente em seus joelhos. Se um deles não resistir à pressão e ao peso do outro, toda a roda pode ser exposta à queda.
Uma grande lição em poucos minutos, este vídeo nos disponibiliza, pois toda rede social deve ser calcada nas trocas de pesos e contrapesos, certezas e incertezas, descobertas e dúvidas entre seus integrantes...

Educar não é promover a dança das cadeiras, em que se toca uma música e retira-se uma cadeira de vez e ao parar a canção, todos tentam sentar-se ficando de fora aquele mais lento, de menor agilidade. Não deve visar a reprovação, evasão, nem a aprovação pela aprovação, mas estimular a aprendizagem e ensino qualificados de todos. Tampouco é efeito dominó em que um caindo, os demais tombam um atrás do outro...
Há que se buscar o equilíbrio de ações, projetos, atividades, metodologias, didáticas e interações, como no vídeo exemplifica muito bem., de forma divertida, criativa e humorada.

Observação: SE o vídeo não abri direto no blog, é possível visualizá-lo no link abaixo:

Uma curiosa rede social

Nenhum comentário:

Postar um comentário