sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Fotografias: curta-metragem de animação


Photographs from B.Ki.Animation on Vimeo.


O vídeo acima, Photographs (Fotografias), trata-se de curta-metragem de animação que descobri na rede social e é ótima oportunidade para trabalhar com alunos, além da mensagem por trás de uma imagem, seja ela fotográfica e estática, seja em movimento, cinematográfica, mas principalmente pelo valor de colecionar bons momentos na vida, fotografando-os ou não.
Uma boa oportunidade também para trabalhar questões como as fotografias antigas dos álbuns de família até o de álbuns digitais atuais, das mensagens que uma animação ou um filme contém, nas entrelinhas, lidando com interpretação de texto e imagens.
Cada vez mais tenho observado filmes que abusam de efeitos visuais mas quase não têm história ou mensagem definida.
No curta em questão, conta a história de uma senhora que descobre no meio de entulhos uma antiga máquina fotográfica, tipo polaroid, e começa a refazer antigas imagens de sua infância, adolescência e maturidade.
Nossas lembranças são nosso maior tesouro, e propor a alunos que tragam fotos antigas de seus pais, avós, familiares e tentar reproduzir nos mesmos locais, com eles próprios como atores principais - como fez a personagem - seria uma ótima forma de estimular a troca de lembranças, o diálogo de gerações.
E para isso, utilizar antigos álbuns de fotografias, de figurinhas, desenhos animados antigos pode ser uma fonte de estimulação para esta conversação entre o mundo jovem e do adulto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário