sábado, 31 de janeiro de 2015

"A Culpa É do Teatro": curta vencedor do I Festival de Vídeo Estudantil de Rio Grande, RS (2014)




O vídeo acima, A Culpa É do Teatro foi o grande vencedor do I Festival de Vídeo Estudantil da cidade do Rio Grande, RS, Brasil, ocorrido em 2014, uma realização do Núcleo de Tecnologia Municipal da Secretaria de Município da Educação em parceria com o Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas, através do projeto de extensão "Oficina de produção audiovisual nas escolas" e que o editor do blog Educa Tube Brasil teve o privilégio de intermediar estes dois pólos de ensino, apresentando-os um ao outro.
Conforme dados: "Esse projeto foi desenvolvido entre os meses de maio e dezembro de 2014, na cidade de Rio Grande, tendo como objetivo motivar a produção audiovisual desenvolvendo a leitura de diversos gêneros textuais e audiovisuais como atividades pedagógicas vinculadas ao currículo escolar".
Nesse primeiro ano de Festival estudantil na cidade, foram inscritos oito curtas, produzidos pelos alunos das escolas da rede municipal de ensino de Rio Grande. Foram eles: A culpa é do teatro (E.M.E.F. Frederico Ernesto Buchholz), A escola mal assombrada (E.M.E.F. Dolores Garcia), Ass.: Joana (E.M.E.F. Coriolano Benício), Família, um caminho para uma nova vida (E.M.E.F. Sylvia Centeno Xavier), Nada é impossível (E.M.E.F. Helena Small), O ataque do zumbi capenga (E.M.E.F. França Pinto), O estranho caso do cadáver na praia (E.M.E.F. Cristóvan Pereira de Abreu) e Pedro e Marina (E.M.E.F. João de Oliveira Martins).
O o mais interessante no curta vencedor foi a total interação entre professores e alunos, e inclusive entre instituições de ensino pública e privada, haja visto que o curta produzido por alunos e professores da E.M.E.F. Frederico Ernesto Buchholz contou com a cedência do Teatro do Colégio Salesiano Leão XIII para que fossem rodadas cenas externas e internas do referido vídeo, o que ampliou as possibilidades da narrativa e verossimilhança com o que era contado. Além disso, foram gravadas externas em prédios históricos da cidade, e adaptadas salas de aula e de setores da escola para filmagem da trama.
E mais interessante de tudo, foi a votação, feito somente por alunos das escolas, mostrando que muitos deixaram de votar no vídeo da própria escola para escolher de fato os que mais gostaram, algo que é uma grande lição de cidadania, de espírito esportivo e criticidade a ser seguida.
Atividades quem envolvam arte, cultura, cinema e educação promovem interação entre gerações, de pais e filhos, professores e alunos.
Parabéns a todos os envolvidos, seja o professor Josias Oliveira (UFPel, Pelotas, RS), idealizador do Festival Estudantil, já acontecendo a três edições na cidade vizinha de Pelotas; seja o Sr. André Lemes, Secretário Municipal de Educação do município de Rio Grande, que acolheu a ideia de imediato; seja pela professora Josiane David, coordenadora do NTM/SMEd, que coordenou o projeto e motivou professores da rede pública municipal a participarem com seus alunos; seja a todos os demais participantes e premiados, que valorizaram o evento e projeto com seus trabalhos criativos e diferenciados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário