domingo, 23 de junho de 2019

Professor: um poeta popular (Décimas por los profesores, por Jorge Ibañez)




O vídeo acima Décimas por los profesores, foi indicação do colega e amigo Fernando Luis artesão, músico e poeta de Rio Grande, Rio Grande do Sul Brasil e trata-se de comovente declamação de Jorge Ibañez de poema em homenagem aos professores, a quem ele ao final diz ser o professor um poeta popular.
Em meu fazer pedagógico e em minhas andanças pelo planeta Educação tenho visto justamente isso: poetas populares, que fazem magia com seus alunos, sejam professores de Filosofia, Literatura, Artes, das áreas das Ciências Humanas, sejam de Física, Matemática, Química e toda a área das Exatas.
Aquele que demonstra ao seu aluno a magia de sua cátedra, que dá sentido ao conteúdo programático de sua disciplina, que faz o aluno ver o mundo com seus olhos de pura poesia, independentemente da área do conhecimento, é um poeta, sim. E suas palavras são versos que encantam seu alunado, são música para quem deseja aprender e trocar saberes.
Poeta não é somente aquele que faz versos, livres ou não, mas aquele que com seus atos poéticos, éticos, filosóficos, interpreta um papel social relevante nesse grande teatro mágico da Educação, seja em atividades em sala de aula, em saídas de estudos, em projetos colaborativos e tudo mais. O professor é um ator social num palco, chamado sala de aula, em que a plateia é seu alunado.
Aquele que busca a Poesia de sua profissão todo dia e que percebe que a arte está em toda parte, que ensinar é uma arte poética e filosófica, sim, este é um grande Poeta, ainda que nem saiba disso.
Para ilustrar essa divagação, indico logo abaixo, um grande poeta, músico, artista Fernando Anitelli que com seu grupo O Teatro Mágico, mescla arte, cultura, poesia, circo, teatro, dança, música e muito mais em eu/nosso cotidiano:



Nenhum comentário:

Postar um comentário