sábado, 1 de junho de 2019

Por que Machado de Assis é genial: Uma breve reflexão sobre o "pai" de Capitu, livros, leituras e leitores




O vídeo acima, Por que Machado de Assis é genial?, encontrei na página da Antofágica, no Facebook e depois busquei a versão integral no YouTube, pois o mesmo é uma breve, mas interessante reflexão sobre a questão da leitura e do leitor, de livros clássicos que têm seu tempo ideal para serem melhor compreendidos e da importância do genial Machado de Assis. Um escritor moderno muito antes do modernismo e ainda atualíssimo.
Um vídeo que serve aos professores de Literatura para refletirem com seus alunos sobre a (voz" de Machado e o "olhar" oblíquo de Capitu, uma de suas personagens mais emblemáticas e enigmáticas).
Como consta na descrição do vídeo e no áudio do mesmo: "Talvez o seu primeiro contato com o autor tenha sido na escola, de uma maneira meio desajeitada e imposta, ou talvez esse encontro esteja prestes a acontecer (ok, sentimos um pouquinho de inveja). A gente queria falar o quanto ele foi moderno, ousado, serviu como referência e não deve de jeito algum ficar no passado – ou preso em uma experiência ruim de leitura".
Meu primeiro contato com Machado de Assis foi como o de muitos jovens. Todavia, por essas coisas da vida e da magia dos livros, acabei me tornando, primeiro um bom leitor, depois escritor, poeta e professor de Literatura. Meus melhores amigos, muitos deles foram, são e serão escritores poetas e suas personagens. Devo à literatura muito do que me tornei e sou grato a isso... Por isso, sempre levo livros e poemas em minhas andanças pelo planeta Educação.
Conforme a apresentação do vídeo da Antofágica: "A imagem usada no thumb desse vídeo faz parte de um projeto muito bonito chamado Machado de Assis Real, criado pelos alunos da Faculdade Zumbi dos Palmares em parceria com a agência Grey". Saiba mais em: http://machadodeassisreal.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário