terça-feira, 24 de novembro de 2020

A Fábrica do Futuro e a Economia do Compartilhamento na Sociedade Digital: série de episódios de programa do Canal Futura




O vídeo acima China: A Fábrica do Futuro fica em Shenzhen faz parte de uma série de episódios do programa Expresso Futuro do Canal Futura, apresentados por Ronaldo Lemos, mostrando a realidade da maior economia mundial, calcada muito na tecnologia e na inovação, como o caso da cidade de Shenzen, que até 15 anos atrás era uma vila de pescadores e tornou-se uma megalópole chinesa, berço de grandes empresas como a Huawei.
Material que trabalhei com meus alunos do ensino médio, numa provocação e roda de conversa sobre tecnologia e inovação na disciplina de PDI - Profissões digitais inovadoras.
Conforme o seriado, a palavra de ordem na China é velocidade, aliada à tecnologia e inovação, como o no chamado "playgroud de empreendedores" que reúne num espaço diversos desenvolvedores que compartilham dados, equipamentos, recursos diversos e conhecimento.
Essa liderança se deve às transformações do modelo "Made in China" (cópia de outros), para "Designer in China" (promovendo diversas inovações tecnológicas) que troanram a China numa sociedade digital, em que tudo é feito através do smartphone.
No episódio abaixo, China: Os Super Aplicativos e a Economia do Compartilhamento, Ronaldo Lemos, mostra como a China conseguiu conciliar a tradição com a modernidade digital, a partir de uma nova geração que compartilha dados e conhecimento e o mais interessante: Concept Store, ou a loja conceito:



Recomendo também outros episódios do programa Expresso Futuro, listados abaixo, com respectivo link:

China: O Futuro das Cidades Conectadas

Moedas Virtuais, o Futuro das Finanças

Inteligência Artificial

Nenhum comentário:

Postar um comentário