domingo, 7 de março de 2021

As Bruxas Retratadas na Arte Através dos Tempos: história, literatura, cultura, política e sociedade




O vídeo acima, As Bruxas Retratadas na Arte Através dos Tempos, descobri através do portal NotaTerapia, e trata´se de riquíssimo material pictório com diversas representações da ideia de "bruxa", no transcorrer da história e da arte e, principalmente, da História da Arte.
Mulheres que a cada tempo desafiou os valores de seu próprio tempo, em buscar de liberdade de pensamento, de vida, da subsistência, de operárias a donas de casa, de soldadas a heroínas, de feiticeiras celtas a policiais, de espiãs a empresárias, todas, em algum momento da história foram taxadas de bruxas, feiticeiras e perseguidas por conta de seus atos e opiniões. Algumas levadas às fogueiras da Inquisição, outras trabalhadoras trancadas em galpão que incendiou, quando lutavam por jornada de trabalho mais humana, salário digno, repouso etc. A luta das sufragistas pelo direito de votar e ser votada; a luta das empregadas domésticas pelo registro em carteira profissional; a luta pela mãe poder ter liceça maternidade e acompanhar em casa seu filho pelo tempo necessário.
Enfim, a luta das mulheres e cultura de taxá-las de bruxas por conta disso é um ato político que move a sociedade, desde sempre, na busca por um mundo mais justo, humano e igualitário.
Este vídeo serve, não apenas para a introdução de uma aula de Artes, bem como de História, Filosofia, Sociologia e muito mais. Pode servir para um diálogo entre Literatura e Produção Textual, através da pesquisa de textos que descrevem bruxas e feiticeiras, como representações de um imaginário de um tempo e de um espaço.
Aura, de Carlos Fuentes é um livro fantástico em que a temática fica evidenciada, em forma de realismo mágico. Um clássico de 60 páginas que recomendo. Vejam, a seguir, o vídeo "Aura explicada por Carlos Fuentes 1977":



Indico também um ótimo livro de pesquisa acadêmica de minha ex-professora Nubia Tourrucôo Jacques Hanciau, intitulado "A feiticeira: personagem histórica e ficcional das Américas de língua francesa", que está disponível para leitura no repositório institucional da FURG - Universidade Federal do Rio Grande, da cidade do Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil:

A FEITICEIRA: PERSONAGEM HISTÓRICA E FICCIONAL DAS AMÉRICAS DE LÍNGUA FRANCESA

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário