sábado, 27 de março de 2021

Chamada da escola em 2026: uma peça de humor para uma breve reflexão crítica e intertextual, vinculada a algumas cenas emblemáticas do cinema




O vídeo acima, Chamada da escola em 2026, é uma peça de humor, que recebi via WhatsApp, e, como tal, tem que ser interpretada, na associação de nomes de alunos a termos recorrentes na pandemia. Uma brincadeira, eu sei, mas toda obra de humor é algo mais sério do que a primeira vista ou audição imaginamos, pois envolve senso crítico, contextualização, sensibilidade, exposição de situações absurdas em paralelo com situações do cotidiano. Enfim, é uma forma de análise social que se evidencia em memes, piadas, charges, tirinhas, caricaturas, esquetes, tiradas irônicas, sarcásticas etc.
Chaplin, ator e diretor inglês, que criou a personagem Carlitos, o genial vagabundo, fez uma dura crítica o nazismo em seu filme, O Grande Ditador, em um dos discursos mais simbólicos, emblemáticos, poéticos que já vi no cinema, vejam cena a seguir, produzida em 1940, ou seja, mais de 80 anos, continua terrivelmente atual, sob o ponto de vista das relações humanas e sociais, das evoluções tecnológicas e muito mais:



Chaplin apela para o humor, para fazer uma dura crítica ao processo desunamizador da Revolução Industrial em curso, ao seu tempo, no filme Tempos Modernos, de 1936, vide cena logo abaixo:



Ainda no filme Tempos Modernos, Chaplin, em sua comédia de erros, também usa do humor para criticar o sistema social que persegue pessoas por conta de suas opiniões, como o caso de Carlitos pegando uma bandeira caída ao chão, querendo devolver aos seus integrantes e acaba liderando sem saber uma enorme manifestação, e sendo associado pelos policiais a um revolucionário e sendo perseguido pelo seu gesto sem tal intenção:



Inúmeras são as possibilidades do uso do humor, da crítica e da interpretação textual (sejam livros, filmes, letras de músicas etc) no ambiente escolar, dependendo da bagagem cultural de cada professor em diálogo intertextual com o conteúdo curricular que ministra. Mtwrial que pode proporcionar uma aula integrada e interdisciplinar, ou até multidisciplinar, agregando a participação de professores de Linguagens e Humanas, cada qual adequando ao seu componente curricular: geohrafia, história, sociologia, filosofia interagindo com literatura, artes, língua portuguesa, língua estrangeira, educação física etc.

A partir de uma simples peça publicitária, um videoclipe, um curta-mentragem, um fragmento de um livro, um pequeno conto, um meme, uma charge, uma tirinha, uma notícia de jornal, um tweet de rede social ou outro material, é possível promover múltiplas visões de mundo, múltiplas perspectivas, sem contar que promove a integração do conteúdo com as diretrizes da BNCC - Base Nacional Comum Curricular da Educação brasileira. ;-)

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

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