domingo, 21 de março de 2021

O "buraco quadrado" e a mesma solução para todos os problemas: designer, humor e reflexão sobre o poder da imaginação na educação




O vídeo acima, The Square Hole Meme - 1st viral meme of 2021 (Meme de O buraco quadrado - 1º. vídeo viral de 2021), descobri no aplicativo Tik Tok e achei um material bem interessante para uma reflexão sobre ensino e aprendizagem, embora seja uma peça de humor, um meme sobre designer e as soluções mais fáceis para problemas mais complexos.
O meme mostra uma jovem incentivando alguém a inserir peças de formatos diferentes, cada uma em seu local adequado, até que a frustração ocorre, já que todas as peças acabam sendo colocadas na mesma cavidade, o tal "buraco quadrado". Lembra-me o aluno, o candidato a concurso, o cursista que numa prova de escolha múltipla resolve marcar a mesma alternativa, tipo a "A", para todas as questões, contando com a sorte ou o azar dessa única escolha para situações diferentes e complexas.
No campo da educação, lembra-me também o professor que não se cansa de explicar algo, mas sempre do mesmo jeito; o de uma prática mais calcada na memorização, na repetição, no mecanicismo, na "robotização", do que na apreensão de conhecimento por associação entre o formal e o conhecimento prévio que o aluno traz de casa.
O "buraco quadrado" está em toda parte e é a tal única escolha que aqueles que preferem o caminho mais fácil para chegar a nenhum lugar. Seja o que copia algo da internet sem dar crédito ao autor (plágio); seja o que participa de um trabalho em grupo e não auxilia em nada, só incluindo seu nome; seja até aquele que faz tudo pelo grupo, colocando tudo no mesmo buraco quadrado...
O meme é uma peça de humor crítico que serve para múltiplas reflexões, principalmente no ambiente escolar, seja em aulas de produção textual e interpretação de textos (verbais, não verbais e mistos), em filosofia, sociologia, história e muito mais.
Saber valer-se da arte, da cultura, da criatividade em sala de aula é essencial ao educador do século XXI, pois promove um diálogo com o universo do aluno, incorporando elementos da bagagem sentimental do educador à do aluno, através das trocas de saberes, sejam eles seriados, livros, filmes, canções, experiências de vida etc.
Em tempo: após publicação desta postagem, encontrei esse tweet, via Linkedin da colega e amiga Josane Batalha Sobreira da Silva, que vem ao encontro do que comentei:



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário