O vídeo acima, encontrei no Instagram, no perfil de spritz.ai e trata-se de um relevante material para discutir-se, não somente, ficção e realidade, cinema e vida, mas educação e sociedade, tecnologia e ética, entre outros assuntos correlatos, pois, de fato, a obra monumental de Fritz Lang, de 1927, antecipa questão como Inteligência Artificial, no robô que simula a líder sindical Maria, na película quase centenária, trazendo diversas discussões do início do século XX e seu "futurismo" para o século XXI, algumas ainda não respondidas, como a própria questão da IA.
A arte imita a vida, mas a medida inversa também, pois entre a itologia de Prometeus, e a escrita de ficção de Mary Shelley em Frankenstein, muitas dúvidas d campo científico, filosófico, ético e moral ainda não foram sanadas com a incorporação cada vez maior das IAs no cotidiano de crianças, jovens e adultos, dentro de mais uma revolução industrial e tecnológica que se avizinha com essas simulações cada vez mais impressionante, instigantes e, às vezes, preocupantes quanto ao seu uso do dia a dia.
Temos IAs que simulam rosto e vozes de pessoas, tornando as deepfakes [que "é uma técnica que permite usar o rosto de uma pessoa em fotos ou vídeos alterados com ajuda de aplicativos com inteligência artificial"] cada vez mais ousadas, se utilizadas em golpes digitais. IAs que fazem tradução simultânea, dublagens para qualquer idioma etc, que facilitam usuários mas desempregam diversos profissionais, extinguem diversas profissões numa escala e velocidade incríveis.
Metrópolis foi um precursor de filmes mais recentes como Blade Runner, Interestellar, Ex Machina, Her, O Homem Bicentenário, IA etc, antecipando debates sobre o uso das tecnologias na sociedade.
Para complementar essa postagem, indico logo abaixo, videoclipe editado por alunos de universidade dos EUA, com cenas do filme Metrópolis para a canção Perfect Machine [Máquina Perfeita] da , da banda Sounds Under Radio:
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário