terça-feira, 14 de maio de 2024

Discursos cruzados: a interdiscursividade visual do filme "Lawrence da Arábia" no cinema de ficção científica




O víddeo acima, Por que a Ficção Científica é OBCECADA por LAWRENCE DA ARÁBIA?, trata-se de uma belísisma resenha crítica cinematográfica do canal Entre Planos, no YouTube, sobre um dos maiores clássicos do cinema e seu impacto noutros filmes, dos mais variados gêneros, e, curiosamente, em especial, no gênero sci-fi, a popular ficção científica.
De fato, inegável que Lawrence da Arábia [1962], dirigido pelo cineasta inglês David Lean, que é uma adaptação da autobiografia do militar inglês é um filme guia para épicos de sci-fi [como a franquia Star Wars, 1977, Duna, 2021 e 2024] e outros mais, pelos planos sequência, as tomadas variadas, as cenas, até os diálogos parafraseados, parodiados e até imitados literalmente, em alguns casos.
Um ótimo repertório sociocultural para uma redação dissertativa-argumentativa do ENEM, dependendo do tema, bem como para uma aula de produção textual, envolvendo a intertextualidade e principalmente a interdiscursividade, que são os discursos cruzados, entre tempos e espaços diversos. Se a intertextualidade é o diálogo entre os textos e con textos; já a interdiscursividade é o diálogo entre as ideias, os conceitos, as vozes que cada textos contém, considerando texto toda produção imagética, simbólica, metafófica, escrita, falada, pintada, desenhada, fotografada etc.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário