sexta-feira, 31 de maio de 2024

Poderosa reflexão sobre "letramento social" a partir de bolos, pães e gentes: leitura de livros, de mundos e de pessoas




O impactante e comovente vídeo acima, que encontrei no Instagram de Gustavo Xingu é uma poderosa reflexão de Dani Chaves, a partir de uma experiência vivida numa padaria, entre pães e bolos e a chegada de um rapaz de idade aproximada a dela, e que não sabe ler.
Dani Chaves fala sobre a lógica a que estamos acostumados, que nem sempre é a mesma do outros que nos rodeiam, e que vez em quando temos esse choque de realidade, pois, segundo ela "o que é óbvio pra você não é pra todos, o que é comum pra ti não é pra maioria, o que é básico pra você nem tanto pros demais [...]; que as realidades deste país continental são diversas, diferentes e que as oportunidades mais ainda, pois nem todos têm as mesmas chances".
De fato, a tal decantada "meritocracia", que alguns julgam só depender de si não é igualitária. E como bem conclui Dani: "Às vezes, o analfabeto [social] é você por não compreender isso." E muitas vezes, complemento, por não sabermos interpretar os textos humanos no nosso entorno, não entendermos os enunciados biológicos que nos cercam, não compreendermos a estrutura e engenharia social a que estamos vinculados, presos, um nosso círculos de giz...
Um ótimo material para tratar de interpretação textual, alteridade, empatia, motivação e muito mais.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário