sábado, 3 de agosto de 2024

"É preciso deixar um espaço para a imaginação": criatividade, inovação, qualidade de vida e longevidade por Taylor Rughes




O vídeo acima, que intitulei "É PRECISO DEIXAR UM ESPAÇO PARA A IMAGINAÇÃO", a partir da fala do próprio apresentador, o mágico e comediante Taylor Rughes, que possui uma famosa apresentação se chama "Enjoy the ride" [Desfrutar da viagem]. O audiovisual que divulgo consta no Instagram de Santiagomes e que me foi indicado pelo whatsapp da minha prima Rejane Klaes, bibliotecária aposentada, que reside em Porto Alegre, RS, Brasil.
Taylor, que não é um pedagogo nem um administrador, como um mágico, nos mostra como a imaginação e a criatividade podem nos favorecer a INOVAÇÃO, já que penso que inovar é transformar conceitos já existentes um novas ideias, modos de ser, conviver e de existir. O Uber é o exemplo disso, um serviço que já existia via telofone, chamado Rádio Táxi, pois era telefonia a rádio, e com a internet, o GPS, a comunicação por satélite e a mobilidade proporcionaram o surgimento de um aplicativo para telefone celular que revolucionou o transporte de pessoas.
Na infância, a criatividade e imaginação são incentivadas na família, na escola e na sociedade, algo que deveria seguir esse caminho sempre. Porém, criativos, no decorrer do tempo, quando avançam na idade, passam a ser tratados como sonhadores e nem tanto como inovadores, e a imaginação perde espaço para a praticidade.
Para isso, saídas de estucos, projetos inter e multidisciplinares, trocas de experiências e de saberes são fundamentais, não apenas na escola e no ambiente de trabalho, mas em cada área da sociedade.
A grande "sacada" de Taylor Rughes é demonstrar de forma simples, direta, objetiva como a análise do espaço, não apenas do tempo, é fundamental em qualquer ação. Com as mesmas peças e quadrado é possível, sim, remanejar posições para acomodar um espaço para algo novo no que já estava previamente definido. Não apenas o empregado, mas - antes de tudo - o empregador, a chefia, precisa também ter esse poder de abstração de perceber novas possibilidades, sem ficar limitado a delimitações prévias.
Abaixo, a apresentação ENJOY THE RIDE, que pode ser assistida no YouTube, clicando no link da tela:



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário