sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

"Brain Rot" [cérebro podre]: expressão escolhida como termo do ano e que significa a perda de cognitividade por consumo excessivo de conteúdos superficiais




O vídeo acima, "Brain Rot", foi indicação do professor Rafa Barba, de produção própria em seu canal de vídeos no YouTube, destacando termo considerado a expressão do ano e que "significa a perda de cognitividade por consumo excessivo de conteúdos superficiais", ou seja, a substituição do conhecimento geral pela cultura inútil, pela banalidade, pela "modernidade líquida", diria Bauman.
A superexposição aos meios eletrônicos, em geral, e às redes sociais digitais, em especial, têm levado não apenas crianças e jovens, mas adultos e idosos a sofrenrem de transtornos e déficit de atenção, além de outros problemas de ordem de saúde mental. Tudo que é em excesso poderá ser nocivo à saúde.
O referido audiovisual é um ótimo material para um debate entre educadores, sejam pais ou professores, com seus filhos e alunos, sobre esse mundo extremamente conectado e o impacto no cotidiano familiar, escolar, profissional e social.
Já se percebe a diminuição drástica nos hábitos de leitura e de escrita, o que causa problemas de cognição, de organização de ideias, de argumentação e, inclusive, da brutal falta de interpretação textual, ocasionando desvios de conduta e o aprisionamento de alguns nas modernas Cavernas de Platão que são os grupos de WhatsApp em que proliferam fake news em massa, configurando-se em locais de realidades paralelas totalmente desfocadas do plano real.
Um vídeo essencial para se ver, rever, divulgar e debater sobre esse "Admirável Mundo Novo" e suas implicações no indivíduo e na sociedade.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário