O vídeo acima, encontrei no Instagram de Gutão Palma e trata-se de interessante fala do deputado estadual de SC Mauto Motta sobre ética no cotidiano, que considero uma breve e profunda aula de filosofia prática, pois traz diversas frases impactantes e exemplificantes, como: "A lei só surge no vácuo deixado pela falta de ética"; um fato notório, que está destacado em Nietzsche o o conceito do Ubermensch [o sobrehumano, além-do-homem ou acima do homem, acima do mundando, mas traduzido por extremistas como Super-Homem e adotado como justificador de ideias como raça superior etc], presente no livro "Assim falou Zaratustra" e que seria um rompimento com a moral religiosa que regulava inclusive as instituições, como a Justiça. Nietzsche dizia que no dia que a humanidade tivesse uma ética superior, deixariamos de ser "humano demasiado humano" e, por conseguinte, mundanos, e nos elevaríamos enquanto sociedade, o que deixa implícito, a partir disso, a desnecessidade de advogados, leis, juízes, tribunais e todo aparato que envolve o Judiciário e o Ministério Público. Contratos seriam também desnecessários, pois pessoas éticas cumpririam o que foi estabelecido sem que fosse preciso buscar seus direitos. Tribunais regulam a falta de ética entre uma ou ambas as partes.
Motta destaca que "a ética é um valor universal, que coloca o coletivo acima dos interesses individuais". E complementa: "Se todos fossem éticos, não precisaria de lei nenhuma", o que retoma a ideia do Ubermensch de Nietzsche.
Para complementar esta postagem, segue ótima entrevista do professor Oswaldo Giacoia Junior sobre a obra do Friedrich Nietzsche e os conceitos "O ETERNO RETORNO E O ALÉM-DO-HOMEM":
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário