O vídeo acima que mostra todo o movimento da equipe de produção de cinema por trás das câmeras [diretor, cinegrafista, equipe de apoio etc], encontrei no Instagram de Como Se Graban Películas e é bem didático, além de estabelecer um paralelo entre o "making of" [esse fazer por trás das câmeras] e do olhar de alunos e pais, sobre o trabalho pedagógico de um professor que prepara aulas e avaliações, corrige provas, pesquisa, monta materiais didáticos e muito mais, além do horário pré-estabelecido para adentrar no palco da sala de aula e interpretar seu papel social nesse grande teatro escolar, em que a plateia é o alunado, que pode atuar como coadjuvante do espetáculo chamado ensino-aprendizagem.
Muitos alunos e pais não têm a ideia do que ocorre nos bastidores da educação até que a aula começa.
O audiovisual acima é uma boa analogia para levar em conta que o trocar de um profissional deve-se a toda uma equipe ao redor, responsável por cenários, sequência de ações e muito mais. O resultado é a soma de todos esses fatores, pois o show deve continuar. No vídeo em questão é um quadro verde [chroma key], onde são projetadas imagens, na sala de aula tem o quadro verde com giz, o quadro brancos com caneta colorida, o projetor multimídia, que é uma espécie de pequeno cinema, em que o educador poderá projetar curtas-metragens, clipes, cenas de filme, materiais diversos, dando o seu pequeno show.
Cinema e educação têm muitas coisas em comum, e ambos podem ser considerados uma arte, quando atingem o público-alvo.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário