sexta-feira, 26 de junho de 2009

O desafio das TICs nos países ibero-americanos


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=8rJi49e3gQc

Vídeo acima, descoberto por mim no portal EducaRede, da Fundação Telefônica, e que trata dos desafio das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) nos países ibero-americanos.
O vídeo acima, ainda que de apenas 2:11, é muito interessante, pois refere-se a entrevista de Álvaro Marchesi, tratando de questões desafiadoras sobre o uso do computador e da internet no ambiente escolar.
No quesito TICs na educação, por experiência própria posso afirmar que o processo de inclusão tecnológica do professor depende de 3 fatores sequenciais, mediado pelo tempo: pesquisa dos recursos disponíveis e mais apropriados para determinada atividade com alunos; planejamento dessa atividade, levando-se em conta diversos fatores como tempo, espaço, recursos disponíveis, objetivos a serem buscados, significação da atividade tanto para o professor como para o aluno, e a última fase de reprodução, produção e revisão dos conteúdos.

Apresentação do vídeo do canal EducaRede, no You Tube:

"Álvaro Marchesi, Secretário-Geral da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), relata os desafios para o uso do computador e da Internet nas escolas dos países Ibero-Americanos. Também explica o papel do Instituto para o Desenvolvimento e a Inovação Educativa - Idie, ligado à OEI."

Nenhum comentário:

Postar um comentário