sexta-feira, 19 de junho de 2009

O que os olhos não veem, as pernas não sentem


Descobri, visitando o portal do Instituto Claro, o projeto Claro Curtas, e lá o curta-metragem (link abaixo), "O que os olhos não veeem, as pernas não sentem", de Juliana Carvalho, que trata de forma ética e poética sobre a questão da acessibilidade e da necessidade especial. Duração 1 min. e 30 seg.

No portal há a opção de assisti o vídeo na versão original, como em Libras (Língua Brasileira de Sinais), legendas e versão para deficiência visual.
Um vídeo de curta-metragem por conta de seus reduzidos 1 min. e 30 segundos, mas uma imensa lição de vida para quem assisti.

O que os olhos não veem, as pernas não sentem

Fonte: http://www.clarocurtas.com.br/CURTAS/paginas/videoPlayer.jsp?idVideo=11&tipoVideo=1

Apresentação do curta, no portal:

"Juliana, cadeirante desde 2001, aproveita um domingo de sol no parque da Redenção com uma amiga, assim como qualquer um, e convida a todos que façam o mesmo e celebrem a vida".

Observação 1: O curta-metragem foi filmado em setembro de 2008, no parque da Redenção em Porto Alegre - RS - Brasil.

Observação 2: Ano passado, na escola EEEF Barão de Cêrro Largo, em Rio Grande - RS - Brasil, onde funciona o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) - em que atuo como multiplicador em informática educativa capacitando professores da rede pública estadual e desenvolvendo projetos de aprendizagem com alunos em parceria com professores da escola e da rede estadual -, assisti ao curioso diálogo entre um aluno cego e um surdo, e aquilo me impressionou.
Apenas pelo toque, o cego reconheceu o surdo. Hélio, o cego é, entre outras coisas, instrutor de artes marciais, e Jorge Luiz, aluno surdo em turma de inclusão, atualmente na EMEF Helena Small.

Observação 3: Para assistir a outros vídeos premiados no Claro Curtas, basta ir no endereço abaixo
http://www.clarocurtas.com.br/CURTAS/paginas/curtasPremiados.jsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário