domingo, 7 de junho de 2009

O Príncipe das Águas, de Werner Schunemann





O curta metragem acima, intitulado O Príncipe das Águas, de Werner Schünemann, assisti pela primeira vez em 2002, quando trabalhava na 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), em Rio Grande - RS - Brasil, atuando como assessor jurídico na área da Educação (época que nem imaginava trabalhar com tecnologia educacional).
A história conta a vida de um menino que mora num lixão, vendo-o como um reino encantado, até que parte em seu barco numa incrível viagem de descoberta.
Uma história encantadora e comovedora; ótima para trabalhar com alunos e filhos questões ambientais e sociais.
Depois de uma pesquisa na internet, localizei-o, a pedido da professora Dileta, de Ciências, que gostaria de mostrar para seus alunos da EEEF Barão de Cêrro Largo (Rio Grande-RS), que em 06/06/2009 completou seus cinquentenário.
Encontrei o curta no portal da TV Câmara, conforme link abaixo:

O PRÍNCIPE DAS ÁGUAS, DE WERNER SCHUNEMANN, NA TV CÂMARA

Observação 1: Para assisti-lo em tela cheia, basta clicar duas vezes sobre a imagem do curta metragem, no link acima, direto na TV Câmara.

Observação 2: O referido vídeo foi encontrado através da TV Câmara - Curtas na TV, que é um "Panorama da produção de curtas-metragens nacionais. Exibição de filmes, entrevistas com diretores, coberturas de festivais, bastidores, detalhes da indústria cinematográfica. Toda sexta, às 23h".

Alguns detalhes sobre o vídeo:

O Príncipe das Águas

Gênero Ficção | Diretor Werner Schünemann | Ano 2002 | Duração 12 min
Cor Colorido | Bitola 35mm | País Brasil

Ficha Técnica:
Produção Kika Sousa Fotografia Fabian Silber Roteiro Werner Schünemann, David Pires Edição Marta Biavaschi Direção de Arte Enio Ortiz Trilha original Fabio Mentz, Hique Gomez Produção Executiva Marcelo Bittencourt, Carlos Raimundo Pereira

Prêmios:
Melhor Roteiro no Festival de Varginha 2003

Festivais:
Festival de Cuiabá 2003
Festival de Recife 2003
Festival de Curitiba 2003

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Comentário sobre o curta "Principe das Águas",gostaria de primeiramente relatar que,para se comentar sobre qualquer fato,situação ou objeto,é necessario ve-lo.Algo que não demostra ter o curta logo acima citado,pois sendo que o mesmo não está disponível para a visualização pública e lamentávelmente o único meio em que ele se encontra é no site da Tv Câmara,que o lhe apresenta em péssima qualidade audio-visual.O que é um verdadeiro desperdício,por se tratar de uma obra de beleza incomparável.Mas infelizmente esta ficará apenas instigando nossa curiosidade e desejo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Cardiner, acredito que estás equivocado, pois a TC Câ,ara é um lugar público, portanto, este argumento não é válido. E a crítica ao Educa Tube por disponibilizá-lo, um tanto dura, pois a qualidade, apesar de não ser das melhores, não inviabiliza sua visualização. Já tentei achar uma versão melhor, mas não consegui. Mas se trata de obra particular. Desperdício é ficarmos falando de forma e não de conteúdo. Mas concordo que por ser uma obra-prima, deveria ser disponibilizada a todos. Mas ai, não me compete acusar ninguém por se tratar de direito autoral de terceiro. mesmo assim, ela está pública, num local público, só a qualidade que é inferior, mas seu conteúdo superior compensa tudo isso. Cordialmente, José Roig.

      Excluir
  3. Concordo plenamente com o comentario de Cadiner.. infelizmente este curta que é realmente uma obra prima.. não está disponivel em lugar algum com uma qualidade aceitaval.. Ja procurei no portacurtas.com.br e em outros locais, sem sucesso. Bem que o Werner Schünemann, ou que detem os direitos deste curta poderia disponibilizar esta obra para que pudessemos apresentar para nossos filhos.

    ResponderExcluir
  4. Também de acordo com Cadiner. Assisti diretamente na TV, quando passou na RBS TV. Mas alguém deve ter essa gravação, e não está compartilhando com o público em geral, o que é uma pena, mas a pergunta é direta: Que lucro tamanho egoísmo?

    ResponderExcluir
  5. Aos visitantes do Educa Tube que quiserem assistir em tela grande o referido vídeo, sugiro clicar no link da postagem, e diretamente na TV Câmara, clicar 2 vezes sobre a tela do curta, que abrirá em tela cheia. Apesar da image inferior, sua mensagem superior não inviabiliza seu uso na sala de aula e onde for. :-))

    ResponderExcluir