quarta-feira, 23 de junho de 2010

Visão Futura


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=-fHI_5cewWc

O vídeo acima, produzido pela Microsoft, que mostra uma pequena visão do futuro que nos aguarda, assisti durante a apresentação de Emílio Munaro, Diretor de Educação da Microsoft Brasil, no Painel 1 - O Impacto da Tecnologia na Educação do Século XXI, no Seminário de TI na Educação: Aprendizagem, Empregabilidade e Cidadania, ocorrido em 16/06/2010, em Porto Alegre - RS - Brasil.
Emílio Munaro mostrou aos presentes como o rádio levou 38 anos para atingir 50 milhões de lares; que a TV precisou de apenas 13 anos; a web, 5 anos, e o mp3, somente 3 anos.
Falou dos 3 modelos de uso dos computadores na educação:
- O conservador, com poucos computadores e atividades estáticas;
- O reformador, com baixa qunatidade de computadores, acesso mlehor a internet, 1 professor especializado responsável por tudo, atuando como multiplicador (o mais vigente);
- o transformador, com 1 microcumpoutador por aluno, PCs disctribuidos pela escola, acesso rápido, professores preparados e motivados, em que o multiplicador atua como Orientador Pedagógico.
Que o terceiro modelo, além de ideal, requer a integração da tecnologia no currículo escolar, com o fim do laboratório de informática, como utilizado atualmente, tornando-o um portal como mídia social, promovendo a integração aluno-professor-escola-comunidade.
Munaro ainda falou da questão da ligação entre o profissional com o pessoal (o que concordo, pois educador não é um "burocrata do saber", com dia, hora e local marcados para sua intervenção, já que a sua "pedagogia do exemplo" é constante, assim como sua qualificação deveria ser continuada); disse ainda que o currículo deve ser transformador; que a formação inicial do educador deve ser contínua, em serviço, promovendo a efetiva mudança de paradigma.
O vídeo acima serve como reflexão sobre o futuro que nos aguarda e a nessidade de lembrarmos aquela citação de Charles Darwin:

"Não é a espécie mais forte que sobrevive,
tampouco é a mais inteligente.
É a mais adaptável às mudanças."


Na questão das TICs no ambiente escolar e na própria sociedade, os que sobreviverão são justamente aqueles que souberem adaptar o currículo escolar e a sua vida profissional às mudanças que estão em curso (e que salvo algum hecatombe ou previsão fatalista), é um processo irreversível, da cada vez maior integração dos multimeios ao cotidiano, mudando os próprios paradigmas sociais e educacionais.
Reparem, no vídeo acima, entre as diversas possibilidades tecnológicas, o jornal do futuro, que poderá ser também uma unidade flexível de informação, transportando dados de um local para o outro. Incrível.

Observação: O Educa Tube agradece a colaboração de Eduardo Chaves, consultor na Educação e Tecnologia, e editor do blog Liberal Space, pela indicação da localização do vídeo acima, após contato via msn.
Gracias pela inestimável colaboração.

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