sexta-feira, 18 de junho de 2010

A visão dos estudantes de hoje


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=ScxmSy4TlqI

O vídeo acima, foi indicação da profª. Marta Voelcker (que conheci de vista durante a 9ª WCCE - julho/2009 -, em Bento Gonçalves - RS - Brasil), Presidente da Fundação Pensamento Digital, apresentado durante o Painel 3 - Aprendizagem, Empregabilidade e Cidadania, no Seminário de TI na Educação: Aprendizagem, Empregabilidade e Cidadania, ocorrido em 16/06/2010, em Porto Alegre - RS - Brasil.
Uma das coisas que sempre comento com amigos e colegas, e colegas que se tornam amigos, no Planeta Educação, é que para podermos desenvolver atividades, projetos e estratégias bem sucedidas junto ao alunado, é preciso, antes de tudo, nos incluirmos no universo dessas "tribos", estabelecer um contato imediato, um diálogo que gere uma comunicação ampla e efetiva.
A educação, muitas vezes, avançou profundamente na teoria, mas nem sempre consegue o devido reflexo em uma prática aliada a esse discurso.
Saber o que pensa, faz, imagina o jovem, cada vez mais, vivendo no mundo digital, é o grande desafio do educador do século XXI. Tornar-se um mídia-educador como disse Pier Cesare Rivoltella (Revista Nova Escola, março, 2007).
Um vídeo para provocar e refletir. Um reflexo do cotidiano escolar.

Apresentação do vídeo no You Tube:

A criança hoje fica confusa ao entrar num ambiente que remonta ao século 19 que caracteriza a estrutura educacional onde a informação é escassa, porém ordeiramente enfileirada em seus fragmentos, com os assuntos classificados em padrões e agendas. (Marshall McLuhan 1967).

Nenhum comentário:

Postar um comentário