sábado, 26 de junho de 2010

Me acorde quando setembro acabar...


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=7zpF1nTdlOQ

O belíssimo videoclipe acima, Wake Me Up When September Ends, da banda GreenDay é um desses momentos mágicos, unindo som e imagem, que considero quase um curta-metragem, pela força da letra (sua poética) e das imagens (igualmente fortes e com garnde conteúdo histórico e literário.
Revendo esse clip, tive a ideia de sugerir, via Educa Tube, aos professores de português, inglês e literatura, bem como aos de história e geografia, trabalharem seus conteúdos e competências com o alunado, pois o vídeo permite isso, tratar da tradução do clip original em inglês, bem como trabalhar com uma produção textual em sala de aula com jovens, a partir do que eles interpretaram da história.
Pode-se lidar com geografia, história, política etc por conta da história política, pano de fundo para a história de amor que é contada.
Enfim, uma atividade curta, tanto em tempo, como em formato, mas que pode ampliar horizontes de ambos, e aproximar professores e alunos, em apenas em 7 minutos e 11 segundos, que poderão durar muito mais que isso... Essa geração é muito vinculada à imagem, ao som, à dança, e isso os educadores precisam ter consciência, para elaborar estratégias de interação.
Uma atividade que poderá unir música, literatura, cinema, arte, cultura, história (por que o jovem personagem do clip precisa abrir mão de seu grande amor, por conta doutro amor, à pátria?) etc.
Para os professores de inglês, segue o link abaixo, com a versão original do videoclipe:

Green Day- Wake Me Up When September Ends

http://www.youtube.com/watch?v=KjNJmwwf7QA

O educador que quiser inovar, poderá inclusive pedir aos alunos que se reúnam em grupos e que editem um vídeo, usando o Movie Maker, por exemplo, em que estes usem fotos e imagens diversas (da web, da câmera digital, do celular...), aliadas a uma canção que gostem, colocando legendas, traduzindo a canção, etc.
Se quiser, podem adicionar esse vídeo ao You Tube, e de lá carregar o endereço para um blog da turma. Estarão todos trabalhando com produção textual, interpretação de texto, edição de vídeo e produção de conteúdo próprio, divulgando a outros, via mundo virtual (internet e blog).

Segue abaixo, vídeo aulas sobre como usar o Movie Maker (editor de vídeos do Windows) e o Kdenlive (editor de vídeos do Linux).

Windows Movie Maker - vídeo aula

Video aula - Kdenlive - editor de vídeos

Nenhum comentário:

Postar um comentário