terça-feira, 5 de outubro de 2010

A Fórmula da Felicidade


Fonte: http://mediacenter.clicrbs.com.br/rbstvrs-player/45/player/5722/historias-curtas-a-formula-da-felicidade/1/index.htm

Já escrevi em prosa e verso que "há uma matemática nas letras e palavras e uma gramática nos números e fórmulas". O curta-metragem acima, A Fórmula da Felicidade, exibido pelo Prêmio Histórias Curtas , da RBS TV Porto Alegre, em 2007, trata dessas coisas misteriosas da vida, como a fórmula básica para a felicidade, que vai muito além de equações matemáticas e dos versos poéticos.
O curta tem direção de Airton Tomazzoni e música de Ticas Neumann e é pra mim um desse momentos mágicos do cinema, por condensar em poucos minutos (15 ao todo), uma grande mensagem de vida.
Uma adolescente que se apaixona pelo professor de matemática (coisa não tão incomum assim) e que por linhas tortas acabam integrando-o ao seu mundo, com sua irmã mais velha e o irmão, ao que indica, portador de deficiência, que se veste de coelho e vive, come e dorme com vários coelhos brancos, além de um "branco mais escuro".
Já nas primeiras falas do curta, uma que acho emblemática: "os números são a chave pro enigma da vida". Físicos quânticos já declararam que o universo parece simular um imenso sistema operacional, em que tudo funciona com precisão matemática.
A narração do curta é feita pela adolescente, contando um pouco de sua vida e seus sonhos. Em uma de suas falas diz outra preciosidade: "A ciência pode provar tudo, até o que os olhos não conseguem vislumbrar". Finalizando com a mais lírica e, talvez, o seu segredo da felicidade: "Tenho o melhor professor do mundo no quarto ao lado".
Um curta-metragem para ser assistido por pais e filhos, professores e alunos, para cada qual decifrar a tal fórmula da felicidade que cada um traz criptografada dentro de si...
Pais e professores precisam se incluir no mundo de seus filhos e alunos, como fez o professor no curta-metragem, para conhecer suas necessidades e, por fim, decifrar a fórmula da felicidade em comum, da própria sociedade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário