quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Tragam a revolução no aprendizado (Sir Ken Robinson)


Fonte: http://www.ted.com/talks/view/id/865

O vídeo acima, que considero imperdível a assitência por professores, foi indicação da coleg'amiga Elis Zampieri, professora da educação especial em Curitibanos - SC - Brasil; editora do blog Sobre Educação e colunista do portal INCLUSIVE.
O vídeo em si dispensa maiores apresentações para aqueles que já assistiram outras palestras de Ken Robinson. Melhor ver e ouvir e fazer sua própria reflexão a partir da realidade do universo escolar em que cada um está inserido.
Uma fala provocadora, motivadora, bem humorada, crítica e esclarecida.
A escola do século XXI precisa mesmo mudar sua estrutura, não apenas na questão espacial, mas temporal. Mais que tudo, o educador do século XXI precisa fazer, o que chama de, pequenas expedições ao mundo do aluno, descobrir seus gostos, usos e costumes, para a partir da descoberta desse novo dialeto tribal, estabelecer uma nova forma de diálogo.
Uma das grandes lições que aprendi na vida foi que o educador deve ser um eterno aprendiz, não apenas na questão formal, de fazer cursos de atualização, de capacitação continuada, mas aprender com o próprio alunado e a comunidade, pois como digo e li em algum lugar: "As certezas são sempre provisórias, mas as dúvidas são permanentes".

Observaçao: Escolha a legenda do vídeo acima, clicando em "view subtitles".

Apresentação do vídeo no portal TED:

"Nessa comovente, engraçada continuação de sua celebrada palestra de 2006, Sir Ken Robinson defende uma mudança radical das escolas padronizadas para um aprendizado personalizado - criando condições nas quais os talentos naturais das crianças possam prosperar".

Vídeo sobre a palestra de 2006, logo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário