domingo, 24 de outubro de 2010

Casa Fernando Pessoa



http://casafernandopessoa.cm-lisboa.pt/

Descobri no Twitter link( abaixo) para o portal chamada Casa Fernando Pessoa, que possui um acervo para visitação online.

CASA FERNANDO PESSOA

Sou fã declarado deste poeta que escrevia com a alma na ponta dos dedos. Sempre digo que se tivesse que escolher um livro pra levar pra uma ilha deserta, com certza seria Obra Completa de Fernando Pessoa. Um poeta singular de identidades plurais...
Eis abaixo, apresentação do do espaço virtual, feita pelo próprio portal:

Toda as obras que integram a Biblioteca Particular de Fernando Pessoa estarão, a partir de hoje disponíveis, na íntegra, através da Internet, permitindo o acesso gratuito à obra do poeta português a partir de qualquer ponto do globo.

O espólio inclui 1.140 livros que pertenceram a Fernando Pessoa, mas também manuscritos, ensaios e poemas, anotados pelo próprio nas páginas dos livros. A totalidade das páginas de cada volume foi digitalizada e colocada online, podendo as obras ser consultadas, página a página, no site, ou descarregadas, na íntegra, para o computador.

"Trata-se da primeira biblioteca portuguesa integralmente digitalizada", afirmam os responsáveis pelo projecto, que é hoje apresentado na Casa Fernando Pessoa - o único local onde, até à data, este acervo podia ser consultado.

A Biblioteca Digital terá acesso a partir do site da Casa Fernando Pessoa, devendo ficar online pelas 18 horas de hoje.

O projecto desenvolvido em parceria com a Fundação Vodafone, que investiu cerca de 77 mil euros, pretende facultar "a todos os leitores, em qualquer parte do globo, o acesso a este importante legado de uma das figuras maiores da Cultura Portuguesa", lê-se no comunicado.

O serviço incluirá a possibilidade de consulta de obras por autor, por ano ou ordem alfabética, sendo também facultada uma classificação por categorias temáticas. "Para facilitar a compreensão da biblioteca como um todo, foram destacadas as páginas que incluem manuscritos do próprio Pessoa", detalha a nota à imprensa.


http://tek.sapo.pt/noticias/internet/biblioteca_particular_de_fernando_pessoa_onli_1100841.html

Um comentário:

  1. Que lindo...
    Facilita e divulga a obra desse...
    grande escritor...
    que morreu com um só livro publicado...
    e um baú repleto de talento

    Beijos
    Leca

    ResponderExcluir