quinta-feira, 9 de junho de 2011

A evolução do telefone móvel e o admirável mundo novo para a educação


Fonte: http://youtu.be/883UlMNOuX4

O vídeo acima, referente projeto de empresa de telefonia, trata de A Evolução do Telefone Móvel, com imagens projetadas em 3D. Ficando ao final uma questão: O que virá futuramente?
Na verdade, o computador pessoal do futuro será o aparelho celular, que com mobilidade, portabilidade, mulfifuncionalidade e convergência possibilite maior integração de pessoas no trabalho e na educação.
Já temos aparelhos com diversas funções (TV, rádio, câmera fotográfica e de vídeo, GPS, mp3, mp4, e-book, internet, etc), mas ainda falta, pelo menos do ponto de vista educacional, para unir de vez as mídias, as TICs e a educação, alguns fatores que ai sim, antes de revolucionar o maquinário, possibilitarão uma verdadeira revolução nos usuários, sejas eles pais e filhos, professores e alunos: internet veloz e de custo acessível. Deverá ser essa "acessibilidade", do ponto de vista econômico, o grande diferencial do uso das tecnologias no cotidiano escolar. Sem isso, será apenas uma possibilidade futura.
Imaginem só sms (mensagens instântaneas de 140 caracteres), podcasts, arquivos mp3 com áudio aulas produzidas por professores e disponilizadas via celular, mp3, ipod para seus alunos, como atividade complementar ao ensino convencional em sala de aula, ou até mesmo em projetos nas salas de aula digitais... Material produzido também por alunos que sirvam de incentivo a outros e por ai vai...
Não é uma utopia, é algo possível, e acredito que deva ocorrer nos próximos anos, desde que as tecnologias na educaçãos ejam pensadas a partir do usuário, primeiro, depois do maquinário, mudando a lógica da rede...
Vejam só: Basta que governos e empresas de telefonia convencionem entre si que sms, podcast e outros materiais com fins educacionais transmitidos, via celular, entre professores e alunos, por educadores entre si e entre alunos e suas turmas, tenham o valor simbólico de 1 centavo. Isso mesmo! Se ganha no atacado e não no varejo! Bastaria que empresas e governos criassem um espaço para isso, onde professores e alunos cadastrassem seus celulares para permitir essas trocas duplamente símbólicas: no valor venal da coisa e no valor educacional que tudo isso poderá proporcionar. Ai sim, seria uma verdadeira revolução, além das máquinas, privilegiando também os usuários...
Uma coisa é óbvia: Para se popularizar um maquinário, seja qual for (videocassete, DVD, blu-ray e o que vier depois...) perante usuários, deve-se "populizar" seu acesso, mediante uma aquisição e manutenção de custo baixo.
Internet com velocidade alta e custo baixo, não é paradoxo e sim a mais legítima necessidade à educação de qualidade, se desejamos ultrapassar a mera ficção científica e seus efeitos especiais, como no vídeo acima.

Apresentação do vídeo no You Tube:

Vodafone - The Evolution of Mobile. Using cutting edge 3D Projection Vodafone bring you The Evolution of Mobile. This is the first small-scale projection mapping installation using a hand-held camera. From the Motorola brick through to the first text message and colour screen to GPS and Android. The question is, what's next?

Um comentário:

  1. Pois é , a escola e a tecnologia correm em vias paralelas o dia que essas vias se tornarem únicas, o grande boom acontecerá. Vejo o celular como mágico,multi funções num aparelho tão pequeno e dinâmico! Hoje temos alunos sem lápis, mas com celular com acesso a internet, é hora de repensar a via a seguir!

    ResponderExcluir