quarta-feira, 8 de junho de 2011

Não feche a porta


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=mHhlyMjUeg0

O vídeo acima, Não feche a porta, descobri ao ler breve comentário em jornal sobre o mesmo, referente a material que se populariza via redes sociais e torna-se mania no You Tube, sendo acessado por milhares de pessoas, em questão de dias...
Não feche a porta, lembrou-me um conselho de um ex-colega do curso de Direito, José Francisco de Almeida, um grande amigo que, lá no final dos anos 1980, me deu as primeiras lições de informática. Dizia ele à época, hoje, juiz de Direito na Bahia: "Nunca feche uma porta!", referindo-se às pessoas com quem convivemos e os lugares por onde passamos, pois, segundo ele, um dia poderemos precisar retornar a ambos.
Esse conselho carrego comigo, em minha bagagem sentimental, desde aquele tempo contido no mosaico da memória. Por nunca fechar portas, muitas vezes, colegas se tornam grande amigos, amigos se tornam colegas, alguns ex-professores são hoje meus alunos, recebendo capacitações em informática educativa.
Quem me ensinou a ler letras, números e mundo, hoje tem um "letramento digital" comigo...
Não feche a porta, o filme acima, lembra-me a necessidade de enquanto pais não fecharmos nunca as portas nem deixarmos de dar respostas, aos filhos, ainda que estas estejam incompletas, necessitando do devido tempo para serem complementadas.
Não feche a porta também me lembra, enquanto educador, que um título, um curso, uma capacitação é apenas mais um meio e nunca o fim de uma jornada, necessitando sempre abrirmos portas e mais portas ao conhecimento, que é eterno...
E que precisamos aprender a sondar o imaginário do alunado, conhecer seus gostos e entender sua lógica natural, que perdemos, quando amadurecemos e ficamos mais presos a lógica das convenções sociais, políticas etc.
Nunca fechemos portas à aprendizagem, que é um processo universal e atemporal...
E saibamos ouvir as reclamações, comentários e contribuições dos que estão do outro lado da porta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário