sexta-feira, 17 de junho de 2011

Para o que vivem as pessoas?


Fonte: http://youtu.be/40vcTKl0F-w

Pessoas comuns com sonhos extraordinários, assim termina esse vídeo, chamado Dream rangers, que descobri por acaso no Facebook, intitulado também "Para o que vivem as pessoas?"
Um vídeo que demonstra de forma prática que sonhar e amar não tem idade, nem limites.
De acordo com a apresentação do referido, no You Tube, é "Baseado em uma história real, onde um grupo de 5 idosos tailandeses se unem e apesar de todos os problemas sociais e de saúde, resolvem conquistar mais um sonho: Percorrer a Tailândia de moto, em uma viagem de 13 dias e mais de 1139 km rodados."
Mais que um vídeo motivacional é um incentivo àqueles que desejam realizar seus sonhos, não importa a idade nem o tempo que se leve para realizar.
Aprender é um processo universal e atemporal, sempre digo.
Aprendemos com a vida, conosco, com os demais, estamos sempre em transformação, afinal, a vida, o mundo, até mesmo o universo - como dizem alguns físicos quânticos - parece funcionar como um imenso sistema operacional, com código fonte aberto.
Recentemente, em um curso que participei, um professor disse que a aprendizagem é um processo em aberto, que na informática, nunca teremos 100%, que os sistemas operacionais são a prova disso, sempre em construção, em transformação.
De fato, somos seres incompletos, inconclusos, inacabados.
E vira e mexe lembro das palavras do educador Paulo Freire, em sua Pedagogia da Autonomia, quando escreveu que: Educa é ter a consciência do inacabamento. Digo mais: viver também é ter tal consciência diariamente...
A cada dia estamos reiniciando o próprio viver...
Afinal, para o que vivemos se não for para realizarmos nossos sonhos?

2 comentários:

  1. E foi então que apareceu a raposa:
    - Bom dia, disse a raposa.
    - Bom dia, respondeu polidamente o principezinho que se voltou mas não viu nada.
    - Eu estou aqui, disse a voz, debaixo da macieira...
    - Quem és tu? perguntou o principezinho.
    Tu és bem bonita.
    - Sou uma raposa, disse a raposa.
    - Vem brincar comigo, propôs o princípe, estou tão triste...
    - Eu não posso brincar contigo, disse a raposa.
    Não me cativaram ainda.
    - Ah! Desculpa, disse o principezinho.
    Após uma reflexão, acrescentou:
    - O que quer dizer cativar ?
    - Tu não és daqui, disse a raposa. Que procuras?
    - Procuro amigos, disse. Que quer dizer cativar?
    - É uma coisa muito esquecida, disse a raposa.
    Significa criar laços...
    - Criar laços?
    - Exatamente, disse a raposa. Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos.

    E eu não tenho necessidade de ti.
    E tu não tens necessidade de mim.





    Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás pra mim o único no mundo. E eu serei para ti a única no mundo... Mas a raposa voltou a sua idéia:
    - Minha vida é monótona. E por isso eu me aborreço um pouco. Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei o barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros me fazem entrar debaixo da terra. O teu me chamará para fora como música.

    E depois, olha! Vês, lá longe, o campo de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim é inútil. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelo cor de ouro. E então serás maravilhoso quando me tiverdes cativado. O trigo que é dourado fará lembrar-me de ti. E eu amarei o barulho do vento do trigo...
    A raposa então calou-se e considerou muito tempo o príncipe:
    - Por favor, cativa-me! disse ela.
    - Bem quisera, disse o principe, mas eu não tenho tempo. Tenho amigos a descobrir e mundos a conhecer.
    - A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. Os homens não tem tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres uma amiga, cativa-me!
    Os homens esqueceram a verdade, disse a raposa.
    Mas tu não a deves esquecer.
    Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"

    Antoine de Saint-Exupéry

    ResponderExcluir
  2. Acho que é isso, o que preciso dizer a ti, ó amigo de todas as horas: vc é eternamente
    responsável por mi e eu por ti.
    beijo dessa amiga de hoje e sempre

    Semíramis

    ResponderExcluir