segunda-feira, 18 de julho de 2011

A Natureza dos Números e os números geométrica e matematicamente presentes na natureza



Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=kkGeOWYOFoA&feature=player_embedded

O belíssimo vídeo acima, intitulado Nature by Numbers (Natureza dos Números), foi indicação, via Facebook do amigo Ricardo Antunes, coordenador pedagógico da empresa Teacher's Help, de Portugal, após assistir ao post anterior no Educa Tube, chamado Uma "Simples matemática" ou A vida passa como um filme, que trata de matemática e sociedade.
A Natureza dos Números é um pequeno filme inspirado em números, geometria e natureza, feito pelo espanhol Cristóbal Vila, em Zaragoza, Espanha, 2010, na Etérea Estudios. (http://www.etereaestudios.com/movies/nbyn_movies/nbyn_mov_youtube.htm)
A bela música chama-se Often a bird, de Wim Mertens.
Material indicado não apenas para professores de matemática, logicamente, afinal, assim como há uma natureza nos números existem muitos números na natureza, tanto que alguns físicos quânticos chegam a cogitar de que o Universo funciona matematicamente como um imenso sistema operacional.

Um vídeo que tem tudo a a ver com versos de um poema meu:

"Há uma curiosa matemática nas letras e orações
e uma misteriosa gramática nos números e equações."

3 comentários:

  1. Fantástico esse vídeo José Antônio! Vou indicá-lo para meus amigos! Sem palavras! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Amei o video. Vou indica-lo aos componentes de uma grupo de estudos de educação matemática que faço parte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico satisfeito em saber das variadas possibilidades de utilização do material disponibilizado np Educa Tube. A título de curiosidade, gostaria de saber qual tua cidade e estado. Grato pelo comentário. Um abraço, Zé Roig.

      Excluir