domingo, 17 de julho de 2011

Uma "Simples matemática" ou A vida passa como um filme?


Fonte: http://youtu.be/PaMiVDZu_T4

O impressionante vídeo acima, Simple Math (Simples matemática), da banda Manchester Orchestra, descobri por acaso ao assistir um canal de videoclipes e depois encontrei no You Tube.
Precisei assistir umas dez vezes para poder traçar um panorama mais amplo das imagens que se sucedem, e de suas relações e reflexões, entre a vida que o menino levava com o pai, e o que de fato causou o acidente fatal.
Percebe-se a cada cena pequenas pistas deixadas pela edição do clipe, mas em linhas gerais o que a história conta é a vida passando como um filme (um curta-metragem?), enquanto o rapaz é projetado do carro, após frear bruscamente ao ver um cervo que só existia na sua imaginação e na memória do menino que já foi um dia, causando-lhe a capotagem.
Dali em diante, tudo são cenas de uma vida de excessos, de sentimento de culpa e de tentativa, via delírio, de resgatar o passado perdido e de se redimir pelos erros que cometeu em vida.
Um brilhante clipe que incluirei no meu Projeto Clipes que parecem Curtas, neste caso, destinado mais ao ensino médio pela própria complexidade das imagens do referido vídeo.
Um clipe que parece um curta-metragem, criativo e original, com edição de algumas cenas que lembram os efeitos visuais do filme de ficção científica A Origem, na questão de parecer um sonho dentro de um sonho e do giro que a câmera faz em rodopios alucinantes.
A origem dos desajustes dos filhos, quase sempre, surge da ação ou omissão dos pais...
O vídeo mostra a estrada como a metáfora do transcorrer da vida... e da importância dos pais na educação dos filhos, dos valores que lhes são dados e do reflexo disso tudo no futuro das crianças e jovens.
Não se trata em nada de uma simples matemática, muito pelo contrário. Noves fora, sobra o que, quando os exemplos que os jovens recebem não são os adequados?
Assistam ao clipe acima, umas 5, 6, 10 vezes (algumas já como fã da banda e da sonoridade da mesma), como fiz e façam cada um a sua própria reflexão...

Abaixo, link para a tradução da referida canção:

SIMPLE MATH - MANCHESTER ORCHESTRA

6 comentários:

  1. De fato é impressionante! Sua (re)leitura do clip também é ótima, bem colocada no que diz respeito ao modelo de educação dos pais.
    Vou precisar assistir mais vezes, mas posso desde já lhe dar os parabéns. Bravo!
    Abraço amigo.
    Rosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rosa, estava com problemas de redirecionamento das mensagens do blog pra meu email. Só pude ler hoje, a partir de comentário de outro amigo. Gracias pela mensagem. Um abraço,

      Excluir
  2. Zé, que material riquíssimo. Tua genial releitura, à primeira vista, nos leva a interpretar melhor o curta. Realmente, como dizes,para uma boa reflexão, há necessidade de assistirmos ao vídeo, mais algumas vezes. Beleza de presente, meu amigo. Obrigado. Um abraço com saudade. Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro, amigo Paulo. Este clipe é genial mesmo. revi estes dias para indicar ao colega Luis Paulino, de Quixeramobim, que tem um blog sobre educação para o trânsito e recuperei a mesma sensação de ver este vídeo pela primeira vez. Impactante. Ótimo para trabalharmos co pais e filhos... Um abração, meu amigo. Saudade também de nossa turma, das trocas de aprendizagem e dos papos e brincadeiras. :-)))

      Excluir