quinta-feira, 15 de março de 2012

O primeiro seguidor e a rede social





O vídeo acima, O Primeiro Seguidor, que serve como uma metáfora da rede social, foi indicação da colega e amiga Lisandra Sandini Beutler, educadora do NTE Santa Rosa - RS - Brasil.
Trata-se de vídeo da Agência Click, que utilizou o texto de Derek Sivers sobre Liderança e aplicou para as redes sociais, e que sugiro também a leitura do artigo Seguir também é ser líder, de autoria de Eduardo Cabral, postado no portal Comunicadores.
Veja link abaixo:

Seguir também é ser líder 

O vídeo demonstra o quanto uma pessoa, por mais criativa e original, depende do primeiro seguidor para que se crie o embrião de uma rede social. A partir deste primeiro seguidor, outros vão se agregando e formando uma pequena rede que vai se ampliando a medida que mais vão aderindo aos objetivos da mesma.
Hoje, os educadores que aderiram as ferramentas como Twitter, Facebook, Orkut etc, criam suas redes a partir do conteúdo que divulgam. Todos tiveram um primeiro seguidor que já tinha os seus seguidores e dessas trocas, todos ganham e a educação lucra com experiências diversas, compartilhadas, via mundo digital.
Mal comparando, podemos dizer que o sucesso internacional do cantor e músico Michel Teló deveu-se muito aos seus ilustres seguidores e imitadores Neymar e Christiano Ronaldo, astros do futebol, que fizeram sua rede também seguir o cantor.
Quem sabe, um dia, outros ilustres sigam também os blogueiros educacionais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário