domingo, 11 de março de 2012

A Tecnologia e a Família


O vídeo acima, A Tecnologia e a Família, foi indicação via Facebook da educadora Josane Batalha Sobreira, de Campinas - SP - Brasil, editora do Josobreira's Blog.
Um vídeo de Eliezer Castillho, que já chama a atenção pela citação de Elbert Green Hubart: "Uma máquina pode fazer o trabalho de 50 homens comuns. Porém, não existe nenhuma máquina que possa fazer o trabalho de um homem extraordinário".
De fato: as máquinas podem fazer múltiplos serviços, mas jamais poderão substituir a criatividade humana. Da mesma forma que não tem de forma alguma a substituição do professor presencial pelo Professor You Tube - aquele que faz um vídeo, tendo formação ou não - e que com esse acervo poderá substituir o educador em geral. Cabe aos educadores criativos gravarem suas aulas e disponibilizarem no You Tube para incentivar a outros fazerem o mesmo, e com essas trocas, favoverece a própria educação. Saber usar os recursos tecnológicos a seu fazer é o grande desafio do educador do século XXI.
Desde o surgimento da TV, muita coisa mudou na relação familiar, quando não só os pais, mas as mães, começaram a trabalhar fora e a televisão a ser o primeiro educador dos filhos, quando deveria ser o terceiro ou quarto, justamente depois dos pais, escola...
Hoje assistimos às crianças serem o reflexo do que veem nesses espelhos digitais... Telas que se parecem janelas virtuais... Todos são receptores... Recebem algo sem a devida contextualização dos pais. O papel social dos pais, como primeiros educadores da criança, precisa ser resgatado com urgência.
Apesar de tudo, a educomunicação - que é usar os recursos de comunicação, mídias etc em prol da divulgação de atividades escolares -, pode ser uma grande aliada dos professores no ambiente esoclar e na comunidade em geral.
O blog é uma dessas ferramentas que promove a interação entre professores e alunos, e também a comunidade escolar. O uso adequado da televisão no ambiente escolar também requer planejamento, para que não seja mera atividade recreatia de assistir a um vídeo, filme, desenho animado sem nenhuma proposta educacional...

Nenhum comentário:

Postar um comentário