quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O menino sem pés que joga futebol (Esporte Espetacular: SuperAção)







Os vídeos acima, de uma série de reportagens do programa Esporte Espetacular, para o quadro chamado apropriadamente de SuperAção, veiculadas nos dias 22/07/2012, 30/07/2012 e 28/10/2012, contam a vida de do menino Gabriel Muniz, de 11 anos de idade, que mora em Campos, RJ, Brasil, e como todo o menino de sua idade tem o sonho de ser jogador de futebol e até tem bastante talento, mais do que a média, só que ele tem uma limitação física considerável (ele nasceu sem pés), ainda mais para um esporte chamado Futebol (foot, chute; ball, bola, ou chute à bola).
Esporte espetacular é para o Educa Tube um desses programs de TV que pode ser muito bem utilizado em sala de aula e no ambiente escolar e familiar para mostrar as diversas formas de superação das limitações, sejam física, financeiras, sociais, via esporte. Já acompanhei diversas reportagens com este enfoque social, que serve também, ao direcionamento educacional. A programação da televisão aberta, tão acusada de não mostrar valores nem limites aos jovens, neste caso e noutros mais, se os educadores (sejam pais ou professores) souberem filtrar, encontrará verdadeiras preciosidades como os vídeos acima.
Gabriel é um menino como outro qualquer, que apesar de não possuir os pés, tem uma invejável coordenação motora, e faz tudo que um menino de 11 anos faz: solta pipa, anda de bicicleta, pratica capoeira, pula muro, enfim, uma vida normal, além de jogar futebol, mesmo sem ter os pés... Quantos de nós julga-se sem talento para alguma coisa? Quantos de nós desistem ao primeiro desafio? Querem algo mais desafiador do que ser jogador de futebol, sem possuir pés? E mais, além disso, ser um ótimo jogador, cheio de recursos técnicos e visão tática.
Gabriel é aluno do 4º ano do CIEP, em Campos, Rio de Janeiro, Brasil. E é criado pela mãe Sandra Muniz e a avó Maria Ruth. A mãe só soube que o menino tinha má formação nos pés na hora do parto. Teve depressão pós-parto, rejeitou o menino, mas depois o apoiou. O menino aprendeu sozinho a jogar bola, e o time dele se chama Barcelona, e ele se considera o Messi Junior. :-)) Gabriel, através de projeto de férias para 90 crianças, no Rio, na escolinha de futebol do Barcelona F.C., da Espanha, pode fazer um teste e mostrar seu talento. O professor da escolinha Quim Estrada diz sobre Gabriel que "a diferença não é mais do que a que se vê. E entusiasmado com a desenvoltura do garoto, comunicou ao clube catalão. A história de Gabriel e seu sonho de conhecer Messi, seu ídolo, teve repercussão página do clube espanhol e até na rede internacional de noticias CNN.
No terceiro vídeo mostra o encontro entre o maior jogador de futebol da atualidade, o argentino Lionel Messi, com o menino brasileiro Gabriel Muniz. E serve a diversas reflexões. Primeiro, sobre a possibilidade de superação que as pessoas têm, através dos sonhos; segundo, sobre o poder do esporte nessa superação; do poder da comunicação, em geral, e da televisão, em especial, levando a história de vida de um menino do interior do Brasil ao mundo inteiro; por fim, que o esporte é espelho e reflexo da sociedade, e que o futebol é um desses espelhos sociais. Anos atrás escrevi uma série de artigos de opinião, publicados em jornais aqui da região (extremo sul do Rio Grande do Sul, Brasil), intitulados "Futebol: a metáfora da vida", em que analisei o esporte bretão, sob diversos enfoques (social, educacional, esportivo, político etc).
Hoje, muitos meninos se espelham em seus ídolos dos clubes de futebol, muitos deles, milionários precocemente, mas nem todos preparados para a fama e fortuna meteóricas, muitos deles envolvidos em escândalos, trasitando entre a coluna social, esportiva e policial. Lionel Messe é um exemplo positivo, um jogador de inúmeros recursos técnicos, seguramente, o o melhor jogador de futebol em atividade, mas que, difere de seus colegas pela simplicidade. A fama de Messi é exclusivamente pelo que ele faz jogando futebol, dentro de um estádio. Messi não usa cabelos descolridos, nem brincos e piercings, é um pai de família que não se vê envolvido em escândalos. Se notabilizou apenas por jogar futebol, diferentemente de outros em que o futebol ficou em segundo plano.
Gabriel é um menino simples e talentoso, que superou as limitações físicas para realizar seus sonhos: jogar futebol, assistir à uma partida no estádio Camp Nou, visitar o museu do clube e jogadores do clube, mas principalmente seu ídolo Lionel Messi.
Parabenizo a equipe do esporte Espetacular por essa série de reportagens e por todas as que destacam a SuperAção de crianças e jovens, através do esporte. Um rico material para ser visto, debatido, divulgado na escola e na comunidade escolar, entre pais e filhos, professores e alunos.
O Esporte é mesmo espetacular, ainda mais quando nos mostra exemplos deste quilate e, se aliado à educação, poderá promover mais e mais superações. :-))

Um comentário:

  1. Assisti a essa reportagem! Parabéns ao Barcelona por ter deixado o menino conhecer o clube!

    ResponderExcluir