quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Prova Matemática de que Vampiros NÃO EXISTEM



O divertido e instrutivo vídeo acima, Prova Matemática que Vampiros NÃO EXISTEM, foi-me indicado, via Facebook, pelo professor Francisco Velasquez, educador do Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Trata-se de uma aula de matemática, bem criativa e original, dada por Rafael Procópio, professor de Matemática da Escola Municipal Rosa da Fonseca (Rio de Janeiro, RJ), que além de unir fantasia e imaginário às suas aulas de matemática, também é ciclista e videomaker, possuindo um blog, intitulado Matemática Rio, e um canal de vídeos no You Tube, também chamado de Matemática Rio, além de página no Facebook, com mesmo nome.
O EDuca Tube tem utilizado diversos vídeos, de clipes a curtas, de propagandas a animações, de filmes a cenas, desenhos animados etc para mostrar as possibilidades de interagir com o universo do alunado, calcado muito no imaginário televisivo, cinematográfico e agora dos conteúdos disponibilizados via web.
A proposta do professor Rafael Procópio de se vestir de Jason, da série de terror Sexta-feira 13 e tratar de matemática utilizando outra série, Crepúsculo é lidar com o conhecimento prévio que o aluno traz de seu cotidiano, e desmistificar muitas coisas, como a própria questão do vampirismo. Dialogar com o imaginário e o conhecimento formal, uma forma criativa de motivar o aluno para o processo de ensino e aprendizagem, através do raciocínio lógico matemático, como bem demonstrou o Prof. Rafael.
Recomendo o perfil do educador no Facebook, Twitter, além de seu blog e canal de vídeos no You Tube, links já indicados na postagem.

2 comentários:

  1. Obrigado, José. Sempre que algo te interessar, pode divulgar! Meu objetivo é levar Matemática ao maior número de pessoas, para tentar que elas se interessem mais e melhorar a qualidade do ensino de Matemática no Brasil. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rafael, estou visitando teus acervos, e com certeza continuarei divulgando toda projeto, atividade , iniciativa educacional que vise a qualidade do ensino. Teu trabalho é ótimo, e divulgá-lo no Educa Tube valoriza mais meu acervo digital. Sucesso e um abraço, Zé Roig.

      Excluir