segunda-feira, 8 de abril de 2013

A Quarta Tela: do cinema ao smartphone



O vídeo acima, A Quarta Tela,, foi indicação via Facebook da colega e amiga Egui Branco, educadora de Curitiba, PR, Brasil.
Trata-se de propaganda de empresa fabricante de telefones celulares que "explora a idéia de que o celular é a quarta tela criada na história moderna. A primeira foi a tela de cinema, a segunda a da TV, a terceira a do computador e a quarta, a tela do celular!".
Eu acharia um espaço para a tela do videogame, que mudou o comportamento de uma geração e influencia consideravelmente a atual, portanto, o celular seria a Quinta Tela, e que congregaria num só equipamento todas as demais telas já existentes, pois o smartphone permite em seu pequeno visor assistir TV, vídeos e filmes de cinema, acessar a internet e fazer funções de computador...
Evidente que o videogame atual nem se compara aos primeiros consoles, tipo Telejogo(vide abaixo desta postagem), da década de 1970 (comercializado no Brasil em 1977), em tela monocromática, com uma bolinha e duas barras e movimentos limitados, e que os atuais, que usam sensores de movimento precisam de uma tela de TV para sua projeção, mas se for assim, o próprio computador precisa de um monitor (seja exclusivo ou de TV, assim como os videogames), por este motivo, penso que o moderno celular seja a Quinta geração de Telas, mas não importa quantas são. O importante é a mensagem que o vídeo traz sobre a transformação de uma experiência inicial de cinema e TV com o público como mero receptor, depois com advento dos games, uma interação inicial usuário e maquinário, que se consolida com o computador aliada à internet, e que se multiplica e se torna uma experiência universal, via redes sociais, usando o smartphone, que nada tem a ver com o protótipo do fone celular, criado há 40 anos, que era grande, pesado, com raio de atuação limitado, com apenas um visor para mostrar a numeração do fone chamado ou recebido. < br/> Apesar de todos esses avanços das telas, e pensado no contexto escolar, do cinema até o moderno celular, todas estas telas tem sido usadas mais com sentido recreativo do que pedagógico, salvo as exceções, que conseguem promover o diálogo entre arte e educação.
O vídeo abaixo mostra o TeleJogo, o avô dos modernos videogames:



Vejam também o documentário A História dos Videogames, logo abaixo, trabalho escolar de ótima qualidade realizado por alunos do 6º e 7º ano, em junho de 2012, da Escola Agnus Dei - EAGD, de Vila Prudente, SP, Brasil, que é um interessante material para professores tratarem de matemática, história, informática e tecnologia na sociedade (mais interessante ainda por mostrar que empresas copiam umas as outras, mesmo que depois queiram patentear como inventos únicos seus):



O jogo possui um rico potencial de interação social e educacional. Mas estamos na "primeira infância" (primeira tela?) de seu uso na escola, ainda mais como recreação do que como atividades integradoras do conhecimento formal via ludicidade, mas há diversas possibilidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário