sexta-feira, 19 de abril de 2013

Menino de 9 anos falando sobre a vida e o universo: uma expedição ao Mundo Jovem



O vídeo acima, Menino de 9 anos falando sobre a vida e o universo, descobri através do Facebook da colega e amiga Gládis Leal Santos, educadora de Joinville, SC, Brasil.
Apesar da pouca idade, considero plausível um menino de 9 anos ter tais ideias, desde que seja estimulado pela família e escola a ler, estudar, pesquisar, ver filmes, etc.
Sabe-se que hoje temos acesso a informação muito mais do que jovens de gerações passadas e tenho divulgado diversos casos de crianças e jovens que tem um conhecimento acima da média, por conta de sua dedicação aos estudos e pesquisas, com o são os exemplos dos adolescentes João Pedro C. Mota e Isadora Faber, já destacados pelo Educa Tube (e outros que conheço no cotidiano). Vejam links abaixo:

O "universo paralelo" de um jovem programador de 16 anos

Diário de Classe: O reality show da educação (a história de Isadora Faber)

Portanto, estabelecer essas trocas com os jovens e as crianças, sondar o que gostam, o que sabem, o que desejam conhecer é sempre o melhor caminho para um educador (seja pai ou professor), incentivar seus estudos, pesquisas e conhecimentos. Não devemos rotular, sem antes estabelecer este diálogo. Conhecendo o perfil do aluno e sua turma, pode elaborar projetos e atividades mais significativas para ambos, proporcionando debates e trocas entre todos.

O bom educador deve se portar como um descobridor, rumo a um continente desconhecido, que é o Mundo Jovem, que por mais que lidemos com ele, sempre teremos gratas surpresas como a do vídeo acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário