sábado, 6 de abril de 2013

Você nem imagina: a vida como um curta-metragem




O vídeo acima, Você nem imagina, foi indicação via Facebook da colega e amiga Elis Zampieri, professora da educação especial e coordenadora pedagógica da APAE cde Curitibanos, SC, Brasil, editora do blog Sobre Educação, e trata-se de um comercial de empresa que procura inovar.
Um comercial que parece (e é!) um belo curta-metragem, mostrando a vida de alguém em sentido contrário, da maturidade até o nascimento, e finalizando com uma frase emblemática para um educador: "a sua vida é feita de aprendizado, coragem, possibilidades, criatividade, (...) com liberdade para sonhar, aprendendo com erros e acertos". De fato, a vida, seja familiar, escolar e/ou social é feita de aprendizagem continuada, do zero a mais de 100 anos de idade, e aprendemos, ou deveríamos aprender, com os erros, que fazem parte deste processo de autoconhecimento.
Realmente a nossa vida é feita de momentos que nem imaginamos ou nem nos damos conta; feita de pequenos instantes dentro de uma duração maior. Mas são estes pequenos momentos que dão significado a uma vida inteira. Como educadores - sejamos pais ou professores -, precisamos ter essa consciência, que sempre remeto à Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire: "Educar é ter a consciência do inacabamento". E mesmo quando n]ao estivermos mais entre nossos entes queridos, ficará para eles os ensinamentos que deixarmos a partir da vida, dos valores, dos momentos que tivemos junto aos amigos, familiares, colegas, vizinhos e toda a sociedade. A eternidade é alcançada por projetos de trabalho, simples e que possibilitem continuidade, que sejam extensão do projeto maior de vida em comunidade.
Não somos ilhas, e até mesmo as ilhas fazem parte de uma comunidade, chamada arquipélago. Somos parte de algo maior, e podemos fazer a diferença, não querendo ser o melhor, mas fazendo justamente o nosso melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário