terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Humildade, por Carl Sagan: um pequeno vídeo e uma grande lição



O vídeo acima, Humildade, produzido pelo cientista Carl Sagan, mais que um vídeo sobre ciência ou motivação, trata-se de uma boa oportunidade de refletir sobre a questão do conhecimento, dos conceitos, pré conceitos, preconceitos, intolerância, discriminação a partir de suposições que com o passar do tempo são substituídas por outras e assim por diante até a eternidade.
Humildade é um pequeno vídeo e uma grande lição de vida e de educação.
Na história do Universo e até de nosso planeta, nós, os seres humanos somos visitantes recém chegados, querendo determinar uns aos outros o que deve ser considerado certo e errado, falso e verdadeiro... Conceitos e atitudes generalizantes, ou binárias (sim ou não, positivo ou negativo, bom ou mal) em nada contribuem para a vida em sociedade.
Há que se valorizar o que de fato tem valor, reconhecer o erro, recomendar o respeito, incentivar a dedicação e estabelecer a convivência social entre os desiguais como meta de vida. Praticar a humildade além de prosas e versos, mas no cotidiano social.
Abaixo, ótimo documentário biografia (1999) de Carl Sagan, Uma Estrela no Cosmos (Legendado em Português, do Brasil - basta ativar as legendas do You Tube, no CC:



Quem foi criança ou jovem nas décadas de 1970, 1980 sabe o quanto deve a Sagan muitos de seus sonhos, pois a imaginação e a dedicação de Carl moldou através da ciência e da arte, toda uma geração. E o editor do Educa Tube é um destes que se considera afilhado desse brilhante e humilde pesquisador das estrelas e professor de toda uma geração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário