sábado, 21 de dezembro de 2013

Ser Pai: Propaganda que trata de valores universais



O belo vídeo acima Ser Pai, foi indicação da colega e amiga Elis Zampieri, educadora de Curitibanos, SC, Brasil e editora do blog Sobre Educação. Não se trata de divulgar produto (refrigerante) - até pelo fato de que este espaço virtual é apenas um blog educacional, sem fins lucrativos -, mas de reconhecer nesta propaganda (independente do produto que mostre) um material para refletir sobre valores e o papel social dos pais, e que se utilizada num contexto escolar, favorece pensar a própria questão do ato de educar, que é universal, pois todos aprendem e ensinam uns com os outros, e não função apenas dos professores.
O Educa Tube não se cansa de destacar que são os pais os primeiros educadores que uma criança tem, justamente pois eles é que ensinam a caminhar, falar, ver o mundo ao redor; e os filhos crescem espelhados no que observam no movimento, ações e omissões de seus pais e/ou responsáveis.
Todavia, os pais também aprendem com os filhos, pelo menos os verdadeiros pais, a serem mais tolerantes, pacientes, descobrindo junto com as crianças as belezas das coisas e gentes nos pequenos gestos da vida. Com uma criança para criar, os pais voltam aos tempos de infância e deixam de vez (ou deveriam) de serem apenas filhos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário