terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Projeto Ondas: Alunos da rede estadual melhoram rendimento escolar com surfe



O vídeo acima, Projeto Ondas: Alunos da rede estadual melhoram rendimento escolar com surfe, descobri por acaso, mas é um ótimo projeto educacional e social, criado pelo bicampeão brasileiro de surfe, Jojó Olivença. Projeto criado há 5 anos atrás e que procura integrar adolescentes à sociedade, possui três linhas de atuação: surfe cultura, surfe educação e surfe qualificação profissional.
Ótima a metáfora utilizada por Jojó: “Nosso objetivo não é formar bons surfistas, mas bons cidadãos. Pessoas que entendam que a vida é um oceano, com vários tipos de ondas”.
Conforme dados obtidos na web (link AQUI): "Três vezes por semana, cerca de 20 alunos vão à praia da Enseada, localizada no Guarujá, [SP, Brasil] com suas devidas pranchas, para praticar surfe. Nesse grupo, está a estudante da E.E. Paulo Clemente Santini, Thaina Aparecida Vieira, que fica emocionada ao lembrar a importância do projeto em sua vida. “Essa foi uma oportunidade única. Aprendi a acreditar em mim e descobri que posso realizar meus sonhos”, conta emocionada.
Além de praticar surf, a iniciativa, que já beneficiou mais de 500 estudantes, aborda assuntos como meio ambiente, música, cultura, educação e qualificação profissional. “Usamos o esporte como ferramenta de educação e inclusão social. Oferecemos palestras e reforçamos a importância da participação dos pais”, diz.
Para Wilma Aparecida, mãe de quatro alunos que fazem parte do projeto e estudam na rede estadual [São Paulo], o Projeto Ondas foi o respaldo que precisava para ajudar na criação dos filhos. “Desde o momento em que começaram a participar, eles se empenharam mais na escola e passaram a ter uma mentalidade completamente diferente”, revela Wilma.
Uma ótima iniciativa que o Educa Tube socializa aos seus seguidores, pois educar é um ato universal (além fronteiras0, que deve ocorrer além da sala de aula e do ambiente convencional, procurando unir esporte, artes e cultura, como forma de promover o diálogo intertextual e inter e multidisciplinar com os alunos. E quando é oferecido ao aluno alguma atividade que replica o mundo em que vivem ou que lhes dá oportunidade de desenvolver alguma habilidade, o retorno para a educação é garantido.

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