quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

O Menino que não queria nascer (Projeto Prioridade Absoluta: Criança em primeiro lugar)



O belíssimo e inspirador filme acima, O Menino que não queria nascer, com direção de Estela Renner, trata-se de vídeo integrante do Projeto Prioridade Absoluta: Criança em primeiro lugar, uma iniciativa sem fins lucrativos do Instituto Alana, e que o Educa Tube socializa a todos os educadores, sejam pais e/ou professores, pois a criança é ou deveria ser a prioridade absoluta de todos.
Um vídeo que, além de trazer dados históricos da defesa dos direitos da criança, nos promove a reflexão para a prioridade absoluta que deveria se ter na escola e na sociedade.
Conforme indica o portal do Instituto Alana: "Prioridade Absoluta, um conceito presente somente no artigo 227 e que é ferramenta fundamental para garantia dos direitos da infância".
Pode até ser paradoxal, irônico e contraditório dizer que nem sempre na família, na escola e na sociedade, a criança - o chamado futuro da nação -, por conta de pais "adolescêntricos" (que ainda são filhos e não se sentem pais); professores e gestores escolares despreparados e/ou desatualizados, e gestores públicos desconectados com a comunidade; esta criança não é prioridade absoluta nas casas, nas salas de aula, nas ruas e em tudo mais...
Toda vez que um pai, um professor, um gestor nega às crianças o direito de ser criança, de aprender com o erro, de conviver num espaço que respeite a sua identidade e dignidade, todos "estes que estão ai, atravancando o meu caminho...", como escreveu o poeta Mario Quintana, todos estes estão impedindo, não apenas de uma criança nascer, crescer e sobreviver, mas de o sonho destas viver, justamente por falta de prioridade absoluta de ver na criança de hoje o futuro da sociedade. Mas, parafraseando novamente o poeta: "eles passarão, eu passarinho".
Por sinal, o termo "adolescêntrico", conheci graças a uma amiga, na rede social, e considero todos aqueles adultos que, mesmo sendo pais, ainda não amadureceram, vivendo como se o mundo girasse em torno do próprio umbigo. "Adolescêntricos", pois ainda que nascidos e vividos, se recusam a crescer... Pessoas, que muitas vezes são também educadores e professores, mas que não têm na criança e no aluno sua prioridade absoluta, nem têm a consciência que são o que chamo de "A pedagogia do exemplo", sendo o espelho e reflexo, positivo ou negativo de suas ações e omissões nos filhos e alunos...
O Educa Tube divulga e apoia todas as iniciativas que tenham prioridade absoluta na educação e na sociedade, como é o caso deste e doutros vídeos e projetos do Instituto Alana, que como este blog educacional, não possui fins lucrativos.
Para conhecer mais deste projeto, basta, primeiro assistir ao vídeo logo abaixo e depois, clicar nos link's ao final desta postagem:



PROJETO PRIORIDADE ABSOLUTA; CRIANÇA EM PRIMEIRO LUGAR - INSTITUTO ALANA

Visitem também os links abaixo:

Por que dar prioridade absoluta às crianças?

Ser criança

Nenhum comentário:

Postar um comentário