domingo, 31 de janeiro de 2016

"Nós Somos o Mundo": Arrepiante versão de canção de 1985 na voz de jovens da favela Vila Ipiranja, Niterói (RJ) Brasil




O arrepiante vídeo acima "We are the world" More Project - Vila Ipiranga Niterói, descobri via Facebook do colega e amigo José Henrique Freitas, educador do Rio de Janeiro (RJ) Brasil, e trata-se de sensacional versão de canção tema da campanha USA for África, promovida por diversos artistas da música, em 1985, para angariar fundos para combater a fome do continente africano.
Nesta versão, os protagonistas são jovens da favela Ipiranga, em Niteroi, (RJ) Brasil, que com a beleza de suas vozes e o encanto desse arranjo, conseguem rivalizar com a canção original, cantada por popstars mundiais.
Algo que vem ao encontro do que o Educa Tube Brasil sempre prega: "De que podemos ser universais a partir do particular", desde que sejamos autênticos a nós mesmos, ainda que nos utilizemos de obras (canções, vídeos, fotos, etc) de outros (todas devendo ser referenciadas, ou seja, determinada a autoria).
De 1985 a 2015, 2016, 30 anos, três décadas se passaram! De lá para cá, no campo da tecnologia, muita coisa mudou, com a popularização dos jogos eletrônicos, dos computadores pessoais, depois os fones celulares até chegar aos smartphones, a internet aproximou as pessoas que estavam distantes e jamais se conheceriam sem a rede mundial de computadores, mas também afastou um pouco aqueles que estão próximos, mas conectados ás telas. Apesar disso, há muita coisa boa acontecendo que, infelizmente, nem nem sempre é divulgada pela "pauta impositiva" das TVs, que insistem em destacar o lado mais sombrio da sociedade.
"Nós Somos o Mundo" e o mundo pode estar mais próximo de nós, quando divulgamos projetos como este, e outros mais, que existem e não são poucos, mas que ás vezes até passam desapercebidos pela própria comunidade em que estão inseridos. Eis ai o papel social de uma rede social, seja digital ou não: compartilhar descobertas, valorizar o que é relevante, criativo, interessante, significativo e significante.
Tomo a liberdade nesta postagem de copiar e colar na íntegra a manifestação do professor José Henrique Freitas sobre o referido vídeo, pensando-o num contexto educacional:

"Uma escola onde as crianças realizem, se esforcem, vencendo limites, percebendo possibilidades. Onde produzam conhecimento, beleza e sentido, onde o entorno seja preenchido pelo conhecimento formal, mas numa perspectiva de realização. Nesse caso, musical, mas pode ser de qualquer natureza. Um currículo que permita se orientar pelo sentido e significado do que se pretende produzir".

Fato: Tanto a música, como a dança, a literatura, o cinema, o esporte e qualquer outra manifestação artística, cultural, histórica e social podem e devem fazer parte das atividades curriculares e extracurriculares de uma escola comprometida com o aluno e com a sociedade. Até pelo fato que esta geração é eminentemente audiovisual, adora cantar, dançar, praticar esportes, se conectar etc.
A seguir, versão original (legendada em espanhol) de "We Are The World", liderados pelo popstar Michael Jackson, em 1985:



Nenhum comentário:

Postar um comentário