sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Acessibilidade: Pesquisadores criam tablet em Braille para levar texto e imagens a deficientes visuais




O vídeo acima Refreshable Braille Device | MconneX | MichEpedia (ativem as legendas e a tradução nos recursos no canto inferior direito da janela do referido), descobri na rede social, através do portal Gizmodo, e trata-se de tablet com display em braille que permite que deficientes visuais possam ler textos e imagens, devido a interessante técnica.
Conforme portal Gizmodo: "Pesquisadores da Faculdade de Engenharia e da Faculdade de Música, Teatro e Dança da Universidade de Michigan criaram uma nova forma de criar os pontos para aparelhos desse tipo. Ela usa um sistema pneumático para formar as letras em Braille — são pequenas bolhas preenchidas com ar ou fluídos".
Sempre bom lembrar que equipamento criados visando inicialmente a acessibilidade de pessoas com deficiência, depois de algum tempo, a chamada tecnologia assistiva, passou a ser incorporada ao cotidiano de todos. Vide touch screen (tela sensível ao toque), teclado virtual, display interativo, sensor de movimento etc. Provavelmente o moderno smartphone não tivesse todos esses recursos, não houvesse pesquisas relacionadas à acessibilidade.
Para saber mais sobre o tablet em braille, recomendo clicar no link abaixo:

Pesquisadores criam tablet em Braille para levar texto e imagens a deficientes visuais, via Gizmodo

Nenhum comentário:

Postar um comentário