quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Carl Sagan fala sobre a educação nas escolas: Da teoria à prática escolar




O vídeo acima Carl Sagan habla sobre la educacion en los colegios , encontrei nas redes sociais e como o nome indica, trata-se de pequena fala do cientista, conhecido mundialmente por suas pesquisas e a série de TV Cosmos, que popularizou às ciências e, em especial, a astronomia, aos leigos, na década de 1970.
Conforme a Wikipédia: Carl Sagan "(Nova Iorque, 9 de novembro de 1934 — Seattle, 20 de dezembro de 1996) foi um cientista, astrobiólogo, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor e divulgador científico norte-americano. Sagan é autor de mais de 600 publicações científicas, e também autor de mais de 20 livros de ciência e ficção científica", dentre eles o sucesso Contato, adaptado ao cinema.
No referido vídeo acima, Sagan, entrevistado junto a outros renomados cientistas, discute o papel da educação nas escolas e principalmente do sistema educativo, que para ele, naquela época, ainda no século XX, tinha uma atitude de dissuasão. Sua fundamentação é clara e consistente, a partir de suas observações. Os alunos que perguntam demais, que se destacam demais, nem sempre são estimulados neste senso crítico, algumas vezes até vistos como contestadores. A forma de trabalhar com essas questões é o grande desafio da educação e do educador do futuro. O futuro para Sagan era o século XXI. Hoje, já no século XXI, continuamos a repetir situações do século XX. Os professores que conseguem trabalhar com o aluno de forma mais independente, autônoma, crítica têm conseguido obter ótimos resultados.
Saber incentivar a pesquisa, estimular a participação em aula, valorizar o trabalho em equipe são questões atemporais na educação.
Da teoria para a prática, eis vídeo a seguir, em que Sagan demonstra de forma fascinante como ensinar às crianças. No caso é o "Capítulo 7 de Cosmos, intitulado "El espinazo de la noche". Sagan regressa à escola em que estudou para compartilhar com as crianças as descobertas das sondas Voyager":



Nenhum comentário:

Postar um comentário