terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Não julgue quem caiu no buraco: A experiência de um é uma aprendizagem de todos, se compartilhada


Não julgue quem caiu no buraco. A experiência dele, se aprendida por quem viu, salvará a vida de muitos. Caio Fábio.

Publicado por Daniel Nascimento em Quinta, 12 de novembro de 2015


O vídeo acima, Não julgue quem caiu no buraco, encontrei ao visitar a página do Facebook do colega e amigo José Henrique Freitas, educador do Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Aparentemente é um prosaico vídeo de uma manada de zebus(?) que tentam atravessar uma estrada e um deles se afunda em um buraco, necessitando da ajuda humana para sair daquela situação. Os demais animais só observamos, e em um segundo momento, já superado aquele desafio pelo primeiro, o resto da manada começa a dar saltos sobre aquele buraco.
O vídeo conta com a legenda de texto atribuído a Caio Fábio: "Não julgue quem caiu no buraco. A experiência dele, se aprendida por quem viu, salvará a vida de muitos", e que ilustra de forma cristalina a o que as imagens do vídeo demonstram.
A experiência de vida é tudo, sejamos animais humanos ou não, e a aprendizagem pelo erro, ainda que aparentemente invisível, serve de inspiração/motivação àqueles que nos seguem, seja qual for a rede social, digital ou não... Aprendemos com os erros, com os obstáculos que aparecem no caminho e como educadores, agimos como o batedor que vai a frente do exército, batendo seu bumbo. Quando este batedor silencia, sinal que ou foi capturado ou morto pelo exército inimigo. Por isso que o bumbo é essencial ao batedor. Por isso que quando um educador silencia diante dos desafios do mundo e da educação, os demais que o seguem perdem a orientação.
Todo o professor é um orientador, esteja seu aluno escrevendo um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) ou não. Sua experiência de vida, os inúmeros buracos que saltou, rios que atravessou, desafios que superação são sua bagagem que devem estar a serviço de seu fazer pedagógico, orientando seu alunado. Toda a experiência relevante deve ser compartilhada por pais aos seus filhos, por professores com seus alunos.
Aprendemos com os erros e ensinamos com nossa experiência por esta estrada da vida...
O vídeo acima, ainda que prosaico, me fez ter essa breve reflexão sobre o papel social de todo educador, seja ele pai ou professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário