domingo, 11 de setembro de 2016

De jogador profissional de futebol a gamer de futebol virtual: O fenômeno Youtuber e a Educação




O vídeo acima é uma apresentação do canal WLPSKS ((sigla para "Wendell Lira Puskas"), do ex-jogador de futebol Wendell Lira, no You Tube, que descobri via portal UOL Esporte, que traz matéria com o vencedor do Prêmio Puskas 2015, de gol mais bonito do mundo.
Na referida matéria, Lira que estava desempregado quando foi premiado, informa que abandonou de vez os gramados para se dedicar ao seu canal de vídeos transformando-se em gamer e youtuber, em vista de que, segundo o próprio: "Ganho mais do que quando era jogador".
Em novembro de 2015, Wendell "venceu Messi e Alessandro Florenzi na briga pelo troféu de gol mais bonito do ano" e tudo parecia que daria uma guinada em sua profissão de jogador de futebol mas após 3 jogos como titular em seu novo clube, teve o contrato rescindido, e ai a grande virada em sua vida, lembrando aquela passagem bíblica que o mesmo recitou no cerimônia da Bola de Ouro da Fifa em Zurique, na Suíça, ao receber o Prêmio Puskas, de Davi enfrentando o Golias.
Ao se afastar dos gramados e se dedicar ao seu canal de vídeos sobre videogames o agora gamer e youtuber fez talvez seu mais belo gol, conseguindo quase 130 mil inscritos. O link para o seu canal encontra-se logo abaixo:

WLPSKS

Para Wendell Lira: "Os e-sports estão crescendo. Têm ganhado muitos seguidores e a tendência é só crescer. Em meio a essa crise toda, a área que mais cresce e continua em ascensão é a dos games e de criação de jogos, então daqui pra frente só tem a crescer".
Fato! Quem acompanha o crescimento desse fenômeno de gamers e youtubers tem percebido o universo de possibilidades que existem e mais que isso. Não se trata apenas de sucesso em seus canais de vídeos. Segundo dados, entre os maiores vendedores de livros no Brasil estão justamente os youtubers e gamers, como Rezende Evil, Kéfera e outros mais. Alguns deles bem jovens como os citados,, que possuem milhares de seguidores e milhões de acessos em seus vídeos, o que repercute em rendimento financeiro também.
O educador do século XXI não pode ficar alheio a esse fenômeno que é mundial de gamers e youtubers seja na questão desse Mundo Jovem que existe além do mundo virtual, como destacando anteriormente, repercutindo no mercado de livros, filmes etc. Mas das inúmeras possibilidades de uso do You Tube.
O Maior portal de vídeos da internet, o You Tube, é considerado por este educador como uma imensa MÁQUINA DO TEMPO, pois, se feita uma boa pesquisa, é possível encontrar praticamente tudo de nosso memória sentimental do cinema, televisão, da música etc. Bem como descobrir outros vídeos variados que podem ser incorporados ao fazer pedagógico do professor, como material didático e audiovisual de apoio.
Mais ainda: O educador do século XXI, consciente de que a atual geração é audiovisual, pode produzir material próprio ou reproduzir de terceiro, ou até mesmo produzir em coautoria com seu alunado, criando seu próprio canal de vídeos, tornando-se também um youtuber. Existem diversos professores youtubers se destacando no mundo virtual e influenciando outros educadores no mundo dito real. Alguns deles como o professor Rafael Procópio, do Matemática Rio, o professor Jubilut, do Biologia Total etc., que podem ser acessados a seguir:





Nenhum comentário:

Postar um comentário