quinta-feira, 1 de setembro de 2016

EAD como alternativa de estudo para pessoas com deficiência, via Canal Futura




O vídeo acima EAD é uma alternativa para pessoas com deficiência, do Jornal Futura, do Canal Futura, como o próprio título indica, destaca a importância de ambientes de educação a distância, que permite o estudo de pessoas portadoras de alguma necessidade especial.
Um bom material para desmistificar a própria EAD, e mostrar a questão da acessibilidade, interatividade.
Graças ao conceito de acessibilidade, muitos recursos do cotidiano, tela touch, teclado virtual, sintetizador de voz, sensores de movimentos, etc foram pensados primeiros na área educação especial e hoje estão incorporados ao ambiente dos jogos eletrônicos, automóveis, telefones celulares etc.
Conforme apresentação do vídeo, no Canal Futura:

"Um curso à distância pode ser uma porta de entrada para a pessoa com deficiência que busca ingressar no mercado de trabalho e precisa de uma especialização. As reservas com relação aos cursos à distância já diminuíram consideravelmente, até porque o número de instituições que oferecem essa modalidade de ensino é cada vez maior. É um fato que a tecnologia é um meio de integração e garantia de acesso à educação, especialmente para pessoas com algum tipo de necessidade especial. Recursos como leitores de tela para pessoas com deficiência visual, intérprete de libras para surdos, por exemplo, facilitam a vida de jovens e adultos que desejam o diploma universitário. Outra coisa é fato: é preciso investir em novas tecnologias e aprimorar a já existente. Aqui no Brasil, rádio, televisão e o sistema de correspondências já foram meios utilizados para se obter diferentes níveis de formação. Hoje o que se fazia em grupos fechados se abriu para o mundo graças à internet. Segundo a Associação Brasileira de Educação à Distância (ABED), o nosso país é o único que acompanha o crescimento do mercado EAD, mas sabe-se que as instituições on line crescem, principalmente no âmbito privado, no mercado norte-americano, por exemplo".

E o conceito de EAD não precisa apenas se restringir a portais institucionais. O blog educacional pode ser um pequeno ambiente de EAD, permitindo que professores e alunos possam interagir de forma restrita entre eles (através da permissão estrita aos integrantes do blog), ou entre professores, alunos e comunidade, seu o conteúdo do blog for disponibilizado do forma aberta, pública, a todos.
Muitos educadores (blogueiros educacionais) tornaram-se direta ou indiretamente, através de seus blogs, formadores à distância, quando publicam suas práticas escolares, suas reflexões e interagem com seus visitantes. E o blog, por ser de simples uso e manutenção, permite essa interação entre escola e sociedade.

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