terça-feira, 6 de setembro de 2016

Reino Grande do Sul: Os contos de fadas universais adaptados à cultura gaúcha (Literatura e sociedade)




A imagem acima, REINO GRANDE DO SUL, foi indicação da colega e esposa Elisabete Brasil Roig, educadora de Rio Grande (RS), Brasil e trata-se de site e coleção de livros, e que unem "clássicos da literatura mundial com a cultura e a tradição gaúcha", do Rio Grande do Sul, estado mais ao extremo do Brasil, que faz divisa com Uruguai e Argentina.
São 15 livros da "Série Prendas & Peões", cujo autor idealizador é R. S. Keller, que adaptam as histórias universais dos contos de fadas tradicionais para a realidade local, usando da criatividade nos títulos das obras como "O Gato de Bombachas", alusão ao traje típico do gaúcho, remetendo ao famoso "O Gato de Botas" da literatura mundial, bem como é criativo e divertido saber que a "Prenda de Neve" recebe da bruxa, ao invés de uma maçã envenenada, um cacho de uvas, uma das especiarias da serra gaúcha, afinal, "Com a pele branca como a geada e os lábios vermelhos como o vinho tinto, nossa Prenda enfrentará uma malvada madrasta com a ajuda de sete piazitos".
Além destes, outros títulos são adaptados como "Prendahontas"; "Os Três Ginetes"; "A Prenda e a Fera"; "João e a Plantação de Arroz"; "A Prenda Adormecida"; "Sulliver"; "Prendarella"...
A adaptação dos textos das "Prendas" é de Pauline Pereira e dos textos "Peões", de Marcio Melgareco.
Há também bonecos inspirados nas prendas e peões, que são chamados de "Os personagens do Reino Grande do Sul que saíram das páginas dos livros e são produtos artesanais produzidos à mão por um grupo de artesãs do município de Cachoeira do Sul (RS)".
Abaixo, link para visitação do site e maiores informações sobre a referida coleção:

REINO GRANDE DO SUL - LIVROS

A seguir, link para a rede social:

REINO GRANDE DO SUL NO FACEBOOK

Por sinal, o editor deste blog educacional já comentou certa vez que o churrasco e o chimarrão são as primeiras redes sociais do gaúcho, pela troca de saberes e sabores.
Unir o universal à realidade local e vice-versa tem sido uma constante na maioria das postagens deste blog, e esta vem ao encontro desta filosofia educacional, já que outra coisa recorrente neste espaço virtual é a valorização da arte e da cultura na educação. E a literatura é uma das grandes expressões artísticas e culturais de uma sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário